O ano que ficou marcado pela epidemia da Febre Amarela, principalmente em Minas Gerais, ainda provoca sustos. Ainda que o Ministério da Saúde tenha declarado a erradicação da epidemia no Brasil, um morador do Barreiro encontrou um mico morto na manhã desta sexta-feira (8). O animal estava em um terreno no Residencial Pôr do Sol, no Barreiro, em Sete Lagoas.
O morador que encontrou o mico sem vida entrou em contato com outro morador do Barreiro para tomar providências. Foi tentado contato com o Centro de Controle de Zoonoses, mas, segundo um dos moradores, a remoção do mico ficou para segunda-feira que vem devido ao feriado prolongado.
Pela aparência do mico, ele está morto há vários dias. Nesta semana, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais confirmou que quatro macacos mortos, encontrados em Gonçalves, no sul de Minas, estavam com o vírus que causa a Febre Amarela. As mortes ocorreram em agosto, mas somente agora os exames confirmaram a causa das mortes dos quatro macacos.
Secretaria - A reportagem do Megacidade entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde e recebeu as seguintes informações. No caso do macaco estar em bom estado de conservação, a orientação dada aos moradores é levar o animal para o Centro de Controle de Zoonoses. No entanto, caso o corpo não esteja mais nessas condições, não adianta encaminhá-lo para análise. A SMS esclareceu ainda que todos os macacos enviados até o momento deram negativo para Febre Amarela. Portanto, acrescenta a Secretaria, não há circulação do vírus. O macaco pode ter morrido em virtude das várias queimadas ocorridas na região nos últimos dias.
Mín. 12° Máx. 24°