
Os times mineiros que disputarão a Copa São Paulo de Futebol Júnior, a partir desta quarta (3), terão a missão de quebrar um tabu que já dura dez anos. Foi em 2007 que o Cruzeiro conseguiu seu único título, que foi a última conquista do futebol de Minas Gerais na competição. O maior vencedor do Estado é o Atlético, com três taças, a última em 1983. O América também soma um título e terá o desafio de ratificar a fama de revelador de jovens talentos para o futebol brasileiro. Além do trio da capital, o Araxa também representa Minas Gerais.
Sem o futebol profissional ativo neste começo de ano, os atletas querem aproveitar o maior espaço na TV para mostrarem seu valor. “Aparece a oportunidade de mostrar nosso trabalho para o adulto com essa maior visibilidade”, conta o volante Renan, do Atlético, um dos poucos remanescentes de 2017.
Dos times de mais expressão no Estado, o Cruzeiro chega embalado após vencer o Brasileiro sub-20 e a Supercopa. O Atlético também aparece forte após o título mineiro e da Copa do Brasil. A mudança no time foi inevitável uma vez que o regulamento permite somente atletas nascidos a partir de 1998. Parte dos elencos vitoriosos deixou a equipe para dar oportunidade para outros jovens.
Assim como o adversário da capital mineira, o Cruzeiro quer tentar chegar no lugar mais alto possível, mesmo com um longo caminho pela frente. “Tivemos mais mudanças na parte ofensiva. Claro que os títulos recentes ajudam e motivam. O time está muito focado, e quem entrar vai dar conta do recado”, comenta o lateral-direito Lucas Soares, que integrou o time que conquistou os dois títulos recentes. O treinador Émerson Ávila, do Cruzeiro, lembra que o processo de maturação do time acontecerá com a competição em andamento, contando com a classificação para seguir em frente.
“Existe um período de adaptação para a equipe entrar no eixo e jogar da maneira como a gente quer. Para isso, é necessário um pouco de paciência com os jogadores e de entendimento que este é um momento de mudanças. Acho que, ao longo dos jogos, vamos evoluir na estrutura da equipe, no entrosamento, para que a gente demonstre todo nosso potencial”, afirma.
Estreias
Confira a tabela do primeiro jogo dos times mineiros nesta edição Taça São Paulo de Futebol Júnior
Quarta (3) -
16h - América x Remo-PA
18h - Francana x Araxá
Quinta (4) - 19h15
Cruzeiro x Batatais
Atlético x União Barbarense-SP
Araxá
Vice-campeão do Campeonato Mineiro sub-20, o Araxá espera surpreender e ir o mais longe possível na Copa São Paulo. “Temos um bom grupo, com jogadores de qualidade. Nossa expectativa é conseguir fazer uma boa campanha para conseguir a vaga à próxima fase no nosso grupo”, afirmou o técnico do Ganso e ex-jogador Charles Guerreiro.
Coelho tenta acabar com jejum de 22 anos
Campeão da Copa São Paulo de 1996, quando venceu o Cruzeiro na decisão, o América tentará neste ano acabar com um jejum de 22 anos sem conquistar a principal competição da categoria no futebol brasileiro. E para levantar o caneco, o Coelho conta com atletas que no ano passado chegaram a fazer parte do elenco profissional, como o volante Makton e o lateral-direito Felipinho.
“Nossa expectativa é muito boa. Desde minha chegada, reformulamos o grupo pensando neste ano de 2018. Queríamos mudar metodologicamente o trabalho para termos uma equipe competitiva para disputar os campeonatos em condições ideias e, claro, subir bons valores para o profissional”, afirmou o técnico Fred Pacheco.
O comandante alviverde não acredita em favoritismo da sua equipe. “A Copa São Paulo é muito dinâmica, em que as equipes vão crescendo ao longo do torneio. Tem uma fase de mata-mata muito particular e uma partida ruim pode deixar algum time de fora. Não dá para considerar ninguém favorito, mas o América tem condições de buscar o título”, disse. (Antônio Anderson)
Por Daniel Ottoni - OTempo

Futebol Curitiba de Sete Lagoas luta pela classificação na última rodada da Copa Itatiaia
Natal Almoço de Natal dos restaurantes populares servirá Tradicional refeições gratuitas
Homenagem Prefeitura de Sete Lagoas promove homenagem aos Atletas Destaque 2025 em cerimônia no Ginásio da Feirinha Mín. 20° Máx. 36°

