
As aulas na rede estadual de ensino começarão somente após o feriado do Carnaval. A alteração do calendário escolar para 2018 foi comunicada pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), nesta sexta-feira (5), por meio de uma resolução. Os professores, como de costume, retornam antes dos alunos, em 15 de fevereiro, para planejamento pedagógico; a volta dos estudantes está marcada para o dia 19 do mesmo mês.
De acordo com a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Augusta Mendonça, a reorganização do calendário escolar visa otimizar os processos de distribuição de turmas e cargos nas escolas. Além disso, outras medidas serão tomadas para garantir um início das atividades com mais tranquilidade nas unidades escolares, sem a interrupção que ocorreria com o recesso de carnaval.
O “atraso” no começo das aulas não comprometerá o rendimento do ano, pois de acordo com a subsecretária, a carga horária não será afetada. O recesso do mês de julho será de 16 a 27. Já a tradicional ‘semana do professor’, de outubro, será de 15 a 19.
Para o ano letivo de 2018 estão previstos 200 dias letivos com carga horária de 800 horas para os anos iniciais do Ensino Fundamental e Médio noturno. Já os anos finais dos ensinos Fundamental e Médio diurno terão 833 horas e 20 minutos.
Ainda de acordo com a resolução, 15 de setembro será dia letivo, destinado às atividades da “Virada Educação Minas Gerais”. Já no dia 10 de novembro acontecerá a Feira de Ciências e das mostras de trabalhos da disciplina “Diversidade, Inclusão e Mundo do Trabalho (DIM) do Ensino Médio Regular e na Educação de Jovens e Adultos noturno”; da “Diversidade, Inclusão e Formação para a Cidadania (DIC) da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental noturno”; dos estudantes dos Centros Estaduais de Educação Continuada (Cesec) e dos Conservatórios de Música.
A Prestação de Contas da Gestão Escolar deverá acontecer no dia 1º de dezembro de 2018. O período de 19 a 23 de novembro será destinado às atividades da “Semana de Educação para a Vida”.
Fonte: Agência Minas

Premiação Cientista brasileiro entra para a lista dos mais influentes do mundo por método que combate dengue
Graduação Mais 700 alunos se formam no Programa de Inclusão Digital da PBH
Ensino superior UFSJ terá novo curso em Sete Lagoas Mín. 19° Máx. 29°

