
O Cruzeiro venceu o Atlético por 1 a 0 na manhã deste domingo, no Independência, no primeiro encontro entre os rivais mineiros nesta temporada. Apesar do placar mínimo, o jogo foi muito movimentado. Teve de tudo: expulsão - Edílson deixou o jogo aos 6' da segunda etapa -, polêmica de arbitragem, lances perigosos e tudo que cerca um clássico deste tamanho. O gol de Raniel no segundo minuto da etapa final, porém, garantiu o triunfo celeste e a liderança antecipada do Cruzeiro na primeira fase do Campeonato Mineiro.
Ainda em busca de garantir a melhor colocação na tabela do Campeonato Mineiro de olho nas próximas fases, o Atlético tem compromisso na próxima quinta-feira. O adversário será o Uberlândia, vice-lanterna da competição, às 19h15, no Parque do Sabiá. O Cruzeiro, por sua vez, garantido na ponta da classificação com duas rodadas de antecedência, recebe a URT na quarta-feira, às 21h45, no Mineirão, para cumprir o regulamento.
O jogo
Nada de partida estudada. Atlético e Cruzeiro começaram o clássico no Independência mostrando vigor físico e partindo para cima do adversário. Visitante na manhã deste domingo, o time de Mano Menezes surpreendeu ao propor o jogo desde os primeiros instantes e apertar a marcação na saída de bola do Galo. A tática foi adotada principalmente nos momentos em que Leonardo Silva foi o responsável por iniciar a transição. Empurrado por seu torcedor, o Alvinegro apostava nas falhas do rival para sair em velocidade e tentar criar oportunidades de gol.
Apesar das estratégias definidas, as principais chances da primeira etapa foram com bola parada. A primeira delas do Atlético. Aos 19’, Otero cobrou falta quase do grande círculo do meio-campo e conseguiu colocar raro efeito na bola. Fábio defendeu com os pés e afastou o perigo. A reposta do Cruzeiro veio na mesma moeda. Aos 36’, Robinho acertou o travessão de Victor em nova cobrança irreparável. Os jogadores da Raposa chegaram a reclamar que a bola entrou quando bateu no chão, mas as imagens mostraram que não.
Se o início da primeira etapa chamou atenção pela velocidade do jogo, a volta do intervalo foi ainda mais intensa. Logo no primeiro minuto, Ricardo Oliveira recebeu livre na pequena área e chutou na rede pelo lado de fora. No lance seguinte, aos 2’, a resposta do Cruzeiro veio com gol. Rafinha deu assistência precisa para Raniel, que, de frente para Victor, abriu o placar do Independência. 1 a 0. Atrás do marcador, o Atlético partiu para cima. Aos 5’, Fábio fez milagre e impediu que Erik igualasse o marcador após lançamento improvável do goleiro atleticano.
Consciente da importância de pelo menos empatar o jogo, o Atlético alterou a estratégia definitivamente e passou a propor o jogo. Aos 6’, Otero recebeu na ponta esquerda, colocou velocidade e deixou Edílson para trás. O lateral do Cruzeiro tentou parar a jogada, mas fez falta, levou o segundo amarelo e acabou expulso. O cartão vermelho alterou a história do jogo. Com um jogador a menos, Mano Menezes tirou Raniel do jogo, recompôs a defesa com Lucas Romero, e passou a acreditar na capacidade da Raposa de ‘saber sofrer’.
A mudança na estratégia garantiu o resultado. O Cruzeiro mostrou organização e se portou muito bem defensivamente. O Atlético ainda criou oportunidades, teve Luan e Cazares nos momentos finais para ajudar na armação das jogadas, acertou o travessão de Fábio em finalização de Leonardo Silva, mas não conseguiu mudar o placar final do jogo.
ATLÉTICO 0 x 1 CRUZEIRO
Atlético
Victor; Patric (Luan), Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Adílson e Elias; Róger Guedes (Cazares), Erik (Tomás Andrade) e Otero; Ricardo Oliveira. Técnico: Thiago Larghi
Cruzeiro
Fábio; Edílson, Leo, Murilo e Egídio; Henrique e Ariel Cabral; Robinho, Thiago Neves (Arrascaeta) e Rafinha; Raniel (Lucas Romero). Técnico: Mano Menezes
Cartões amarelos: Raniel, Edilson (2x), Fábio, Egídio, Arrascaeta e Lucas Romero (Cruzeiro) Erik, Otero, Leonardo Silva e Adilson (Atlético)

Futebol Curitiba de Sete Lagoas luta pela classificação na última rodada da Copa Itatiaia
Natal Almoço de Natal dos restaurantes populares servirá Tradicional refeições gratuitas
Homenagem Prefeitura de Sete Lagoas promove homenagem aos Atletas Destaque 2025 em cerimônia no Ginásio da Feirinha Mín. 22° Máx. 34°

