
Com visão empreendedora sobre administração pública a atual Mesa Diretora da Câmara, mais uma vez, inova quando o assunto é transparência. Depois de abrir todas as contas em um novo portal, o legislativo parte agora para o projeto “Auditor Cidadão”. O pontapé inicial da nova ferramenta que vai proporcionar ao cidadão sete-lagoano o acompanhamento das contas públicas foi dado no Centro Universitário Unifemm, na noite dessa terça-feira (19). Os alunos do 5° e 7° período do curso de Ciências Contábeis serão os primeiros agentes de verificação das contas públicas da Câmara e, o farão através do projeto próprio da instituição.
O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que cria o programa quer “contribuir para que o cidadão sete-lagoano possa tornar-se um agente da administração pública, atuando e zelando direta e indiretamente pelo cumprimento dos programas e metas físicas propostas no Plano Plurianual de Ações (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA)”. Poderão participar como auditores cidadãos, através de convênios firmados, pessoas jurídicas formadas por grupos de apoios sociais, empresariais fundações e entidades acadêmicas.
Para viabilizar os trabalhos, a princípio, os “auditores cidadãos” do Unifemm farão visitas à Câmara para uma análise prospectiva e conhecerem os processos e departamentos para elaborarem uma cartilha que será avaliada como um trabalho escolar e avaliado pelos professores ao fim de cada período. O Portal da transparência será a fonte de informações e conteúdo para os trabalhos e será a mola propulsora do projeto para as demais instituições interessadas. Essa é uma maneira de provocar a sociedade para o interesse a administração pública
No seminário de contabilidade pública realizada no Unifemm que marcou a apresentação do projeto, o responsável pela Empresa de Serviços de Contabilidade e Assessoria Ltda (ESCAL), responsável pelo envio das contas da Câmara, Saulo Calazans, palestrou para os universitários e apresentou dados reais da contabilidade do Legislativo. O profissional justificou que “para fiscalizar temos que conhecer”.
A iniciativa em mais um projeto como esse que coloca a Câmara como exemplo nacional foi valorizada pelo coordenador do curso de Ciências Contábeis, Ricardo Rosa. O professor entende que a “formação dos alunos se baseia dentro da academia e essa parceria permite aos alunos vivenciar a teoria que desenvolvem aqui e uma prática que pode ser exercitada, além de aumentar a possibilidade da entrada no mercado de trabalho”.
Beneficiado com o projeto, o aluno do 5° período de ciências contábeis, Túlio Carvalho, confessa que a expectativa é a melhor possível por conta do novo desafio. “Vamos sair da sala de aula para conhecer a contabilidade pública e tentar desenvolver um bom projeto afim de trazer algum resultado enquanto profissional. Como cidadão será importante com a cartilha que vamos criar com todas as questões que envolvem a contabilidade da Câmara”.
No seminário o gestor administrativo da Câmara, Leonardo Palhares, apresentou aos universitários parte do trabalho desenvolvido e os avanços alcançados pela atual gestão. Para Palhares, o projeto propõe “participação da sociedade no controle das contas públicas. O gestor divulgou que o legislativo da cidade está com 85% da implementação concluída do processo para a certificação ISO 9001. Quando certificada a Câmara será a primeira do Brasil a conseguir a última versão da norma.
Decoração de Natal Prefeito Douglas Melo denuncia furtos de cabos de energia das luzes de Natal em Sete Lagoas
Eleições 2026 Cleitinho lidera a corrida pelo Governo de Minas Gerais, aponta pesquisa
Saúde e Justiça Moraes autoriza ida de Bolsonaro ao hospital para cirurgia no Natal
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários Mín. 20° Máx. 32°

