Terça, 23 de Dezembro de 2025
28°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Política Saúde e Justiça

Moraes autoriza ida de Bolsonaro ao hospital para cirurgia no Natal

Jair Bolsonaro está preso na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, e será transferido para o DF Star na véspera de Natal

23/12/2025 às 15h34 Atualizada em 23/12/2025 às 15h41
Por: Redação
Compartilhe:
Imagem do Google
Imagem do Google

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorizou a transferência do ex-presidente Jair Bolsonaro da prisão para o Hospital DF Star, em Brasília, onde ele será submetido a uma cirurgia para correção de duas hérnias inguinais.

A internação está prevista para esta quarta-feira (24/12), a pedido da defesa, e o procedimento cirúrgico deve ocorrer no dia de Natal, 25 de dezembro. Após a alta médica, Bolsonaro retornará à custódia na Superintendência da Polícia Federal.

Na decisão, Moraes determinou que o transporte e a segurança do ex-presidente sejam realizados de forma discreta pela Polícia Federal, com acesso ao hospital pelas garagens. A PF também deverá manter vigilância permanente durante toda a internação, garantindo segurança 24 horas por dia, com ao menos dois agentes posicionados na porta do quarto, além de equipes internas e externas conforme a necessidade.

O despacho proíbe a entrada de computadores, celulares ou quaisquer dispositivos eletrônicos no quarto hospitalar, exceto equipamentos médicos, cabendo à Polícia Federal fiscalizar o cumprimento da medida. Foi autorizada a presença da esposa do ex-presidente, Michelle Bolsonaro, como acompanhante durante todo o período de internação, respeitadas as normas do hospital. Outras visitas somente poderão ocorrer mediante autorização judicial prévia.

Pedido para cirurgia

Segundo os autos, Bolsonaro realizou exames de ultrassonografia no dia 14 de dezembro, que identificaram duas hérnias inguinais. Diante do diagnóstico, os médicos recomendaram a realização de cirurgia, apontada como o único tratamento definitivo para o quadro.

No dia seguinte, a defesa solicitou ao STF autorização para a realização urgente do procedimento. Alexandre de Moraes determinou, então, o encaminhamento dos exames para análise de peritos da Polícia Federal e a realização de uma perícia médica, concluída em 17 de dezembro.

Com base nos laudos, que apontaram a necessidade de reparo cirúrgico em caráter eletivo, o ministro autorizou o procedimento no dia 19. Nesta terça-feira (23/12), os advogados indicaram as datas da cirurgia, que foram confirmadas por Moraes após manifestação da Procuradoria-Geral da República.

A decisão estabelece que o procedimento poderá ser realizado desde que previamente agendado e sob rigoroso esquema de segurança, conforme as determinações judiciais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 15h01 - Fonte: ClimaTempo
28°
Tempo nublado

Mín. 19° Máx. 29°

Qua 31°C 17°C
Qui 32°C 18°C
Sex 33°C 20°C
Sáb 33°C 19°C
Dom 32°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio