O programa "O Povo no Rádio" apresentado por Geraldo Padrão e Daniel Araújo na manhã desta quinta-feira (19), contou com a participação do presidente da Câmara Municipal de Sete Lagoas, Cláudio Caramelo.
Caramelo ressaltou sua honra em participar do programa e enfatizou a responsabilidade na presidência do Legislativo Municipal. "Temos trabalhado muito para honrar a confiança", afirmou.
O presidente falou sobre a construção do novo prédio da Câmara, localizado na Rua Domingos Louverture, nº 335, nas proximidades do Terminal Rodoviário. De acordo com Caramelo, a nova estrutura trará uma economia mensal de 28 mil reais ao Legislativo Municipal. "A obra civil do prédio, com medições correndo dentro dos conformes, a previsão é que termine em junho. Após essa etapa, para colocar móveis e instalar a TV, serão mais dois meses. A proposta é que o novo prédio da Câmara seja inaugurado na festa de aniversário da cidade.", explicou.
De acordo com Caramelo, o prédio que terá lugares para 200 pessoas no Plenário, também deverá ter painel eletrônico de votação e catracas com cartão magnético para entrada e saída de vereadores, servidores e visitantes. "Isso ficará registrado, inclusive no Portal de Transparência da Câmara", conta. A questão de ajustamento para estacionamento de carros também está sendo olhada, segundo Caramelo.
O presidente também comentou a conclusão da situação dos funcionários que foram demitidos, os quais ainda tem o direito de lutar na Justiça pelo retorno à Casa. "Foi feito um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que tive que assinar junto ao Ministério Público, tão logo assumi a Câmara", disse.
Questionado se a Câmara teria que abrir uma CPI contra o vereador Marcelo da Cooperseltta que retomou a função, Caramelo explicou que todas as pessoas que estavam listadas, demandavam a abertura de um Processo Administrativo.
Segundo informações, o Processo Administrativo referente ao vereador Marcelo, encontra-se na Prefeitura Municipal, sendo que a investigação do Ministério Público também continua em andamento. Nesse sentido, a Câmara Municipal aguarda o retorno de tal Processo para que seja aberta a CPI.
Momento político atual
Caramelo lembrou que o momento político atual do país é ruim. De acordo com ele, a situação demanda ação e trabalho. "Hoje a Câmara Municipal de Sete Lagoas conta com planejamento e situação econômica equilibrada", afirmou.
Sobre a possibilidade de sua candidatura a deputado federal, Caramelo lembrou que foi consultado, conforme já foi publicado pelo site Megacidade.com. Segundo ele, a questão está sendo estudada e ele dará a resposta no momento certo. "Hoje sou pré-candidato, mas até a Convenção terei que olhar os prós e contras para Sete Lagoas que necessita de um representante na Câmara Federal", ponderou.
Veículos utilizados por vereadores
Outro assunto abordado foi a utilização de veículos por vereadores. O presidente lembrou que foi feita uma Resolução para a utilização de veículos. "Houve vereador que optou por dois veículos e tem vereador que optou por um veículo. Antes acontecia o aluguel de carros de terceiros ou empresas. Então, optamos por padronizar e regulamentar a quantidade, bem como o teto de 200 litros de combustível em 7 postos credenciados.", explicou.
Questionado sobre a possibilidade do uso indevido de veículo por algum vereador, Caramelo manifestou que vereador é vereador 24 horas. "Contudo, o que deixamos claro é que se um determinado vereador utilizar indevidamente um carro e isso for registrado, haverá a punição. Trata-se de um benefício que é dado ao vereador e que deve ser utilizado para o trabalho dele!", finalizou.
Da Redação
Mín. 15° Máx. 26°