
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) publicou nesta segunda-feira (7) boletim epidemiológico de monitoramento dos casos de Dengue, Chikungunya e Zika. De acordo com o boletim, foram registrados 202 casos prováveis de zika em 2018, sendo 60 em gestantes e destas três com confirmação laboratorial.
Casos prováveis de zika em gestantes foram registrados em 19 municípios, destaca-se: Montes Claros (10 gestantes), Ipatinga e Janaúba (8 gestantes cada), Belo Horizonte, Timóteo (4 gestantes cada), Coronel Fabriciano, Santana do Paraíso, Sete Lagoas, Ubá e Uberlândia (3 gestantes cada), Juiz de Fora e Uberaba (2 gestantes cada).
Levantamento de infestação
O Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) e o Levantamento de Índice Amostral (LIA) foram desenvolvidos em 2002, para atender à necessidade dos gestores e profissionais que operacionalizam o controle das arboviroses de dispor de informações entomológicas em um ponto no tempo (antes do início do verão) antecedendo o período de maior transmissão, com vistas ao fortalecimento das ações de combate vetorial nas áreas de maior risco.
Trata-se, fundamentalmente, de um método de amostragem que tem como objetivo principal a obtenção de indicadores entomológicos, de maneira rápida. O LIRAa/LIA são métodos de amostragem e mapeamento dos índices de infestação por Aedes aegypti e Aedes albopictus.
Estes levantamentos permitem a identificação dos criadouros predominantes e a situação de infestação dos municípios que o realizaram. Os índices até 0,9% indicam condições satisfatórias, entre 1% e 3,9%, situação de alerta e índices superiores a 4%, risco de surto.
No levantamento realizado em janeiro de 2018: 191 municípios estão em situação de risco para ocorrência de surto, 353 estão em situação de alerta e 290 em situação satisfatória e 19 municípios não encaminharam os resultados.
Chikungunya
O índice de casos prováveis de Chikungunya dispararam nos meses de março e abril de 2018, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela SES-MG. Até fevereiro, foram registrados 1653 casos, e agora os números já chegam a 5762, o que significa um aumento de 248,5%. Os números divulgados pela SES-MG são a somatória dos casos confirmados e dos casos suspeitos.
Os casos estão concentrados na região do Vale do Aço. A cidade com maior índice é Ipatinga, com 823 casos prováveis. Do total dos registros, 55 são gestantes, sendo que 18 foram confirmadas por exame laboratorial.
Apesar dos altos índices, há uma queda significativa em relação a 2017, ano com maior registro de casos da doença. No ano passado, 13 mil casos foram registrados até o mês de abril, contra 5758 neste mesmo mês em 2018, significando uma queda de 125%.
A doença é parecida com a dengue, até mesmo nos sintomas. Porém, atinge também as articulações do paciente. Caso não haja cuidado médico, a pessoa pode morrer.
Assim como a dengue, para evitar a Chikungunya, é fundamental que as pessoas reforcem as medidas de eliminação dos criadouros de mosquitos nas suas casas e na vizinhança.
Dengue
A SES-MG também divulgou os números da dengue em 2018. Até abril, foram registrados 17227 casos suspeitos da doença, 4,5% a menos do que o índice até este mesmo mês em 2017.
As cidades de Rodeiro, Piraúba e Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata, foram as que apresentam maiores incidências da doença, somando 715 casos prováveis.
Uberaba, no Triângulo Mineiro, Conceição do Pará e Moema, no Centro-Oeste, registraram mortes. Nove óbitos ainda estão sob investigação.
Fonte: SES-MG
SETE LAGOAS Hospital Municipal de Sete Lagoas realiza aplicação inédita de polilaminina em paciente com lesão medular
SETE LAGOAS Prefeitura de Sete Lagoas anuncia programação do Vacimóvel entre os dias 29 de junho e 3 de julho
SAÚDE SUS inicia projeto-piloto com canetas emagrecedoras para tratamento da obesidade
SETE LAGOAS Hospital Municipal de Sete Lagoas é habilitado para ampliar cirurgias eletivas pelo SUS
ANVISA Anvisa mantém restrição apenas para lotes específicos de produtos da Ypê; medida segue válida e decisão foi divulgada nesta segunda-feira (22)
BELO HORIZONTE Dia D: Mobilização em 155 pontos garante quase 8 mil doses de vacinas na capital
ANVISA Anvisa determina recolhimento de antibiótico após identificação de fragmento de vidro e suspende lote de clindamicina por irregularidades
SETE LAGOAS Vacina contra chikungunya começa a ser aplicada em Sete Lagoas nesta terça-feira
SETE LAGOAS Sete Lagoas receberá médicos pelo programa Mais Médicos Especialistas para reforçar atendimentos no SUS Mín. 14° Máx. 25°


