
O Decreto Legislativo que susta o reajuste da tarifa de água estava na pauta da reunião, mas, foi retirado de última hora de votação devido um recurso que foi apresentado pelo vereador e Líder do prefeito Renato Gomes. Após o comunicado de que o Decreto não seria votado naquela reunião, pessoas que estavam presentes começaram gritar palavras de ordem exigindo que o mesmo fosse votado, momento em que o vereador autor do Decreto Legislativo Marcelo Cooperselta pediu a paralisação da reunião por alguns minutos para que o assunto fosse discutido entre os vereadores fora do plenário.
Após forte pressão dos Setelagoanos presentes na Câmara, a reunião foi paralisada, e depois de 30 minutos os vereadores voltaram atendendo o pedido dos presentes com a decisão de colocar em votação o Decreto Legislativo. Vários vereadores tiveram suas falas interrompidas durante a comunicação pessoal quando o assunto abordado não se tratava do reajuste de água.
Diante de gritos, discussões, xingamentos e de muita pressão por parte dos presentes, o Decreto Legislativo que derruba o Decreto do executivo relativo ao reajuste de 15.45%, foi colocado em votação e aprovado pela maioria dos vereadores. Somente o líder do prefeito Renato Gomes, Pastor Alcides e Milton Saraiva votaram contra o Decreto do Legislativo. Na justificativa dos votos, os três vereadores disseram ter coerência, possivelmente se referindo aos vereadores da base do executivo que teriam mudado o voto na última hora. Até os vereadores Dalton Andrade e Euro Andrade que se posicionaram firmes a favor do reajuste da tarifa de água na reunião anterior, se renderam ao clamor dos presentes votando a favor do Decreto que susta o reajuste.
O presidente do SAAE Joaquim Matoso esteve presente na reunião acompanhando de perto a votação.
Com a aprovação do Decreto, o reajuste deverá ficar suspenso no município de Sete Lagoas, o executivo ainda pode recorrer pedindo a permanência do reajuste através da justiça comum.
O reajuste da tarifa teria sido recomendado pelo BNDES, a Autarquia possui financiamentos na instituição, com a aprovação do Decreto Legislativo que derruba o reajuste de água, a arrecadação do SAAE deverá ter uma retração de quase 1 milhão de reais mês, podendo agravar ainda mais a saúde financeira do município devido a arrecadação do SAAE ser atrelada a prefeitura.
POLÍTICA Lula tem prazo até esta terça-feira (24) para sancionar o PL Antifacção
POLÍTICA PGR se manifesta a favor de prisão domiciliar de Jair Bolsonaro por questões de saúde
RENUNCIA E POSSE Mateus Simões assume o Governo de Minas após renúncia de Romeu Zema para disputar a Presidência
CASO BANCO MASTER STF autoriza transferência de Daniel Vorcaro e investigações podem avançar com possível delação
VISITA PRESIDENCIAL Lula anuncia entrega de mil ônibus escolares durante agenda em Sete Lagoas
CENÁRIO POLÍTICO Deputado João Vítor Xavier anuncia que não será candidato à reeleição
FALHAS NA GESTÃO Ex-secretárias são condenadas a devolver R$ 1,9 milhão após irregularidades em 'kits bebê'; decisão ainda cabe recurso
AGENDA PRESIDENCIAL Presidente Lula cumpre agenda em Sete Lagoas nesta sexta-feira (20)
POMPÉU Denúncia ao Ministério Público aponta possíveis irregularidades no Carnaval 2025 em Pompéu Mín. 17° Máx. 28°


