Terça, 12 de Agosto de 2025
13°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Cidades Protesto

Servidores municipais manifestam na porta da Prefeitura contra atraso de salários em Sete Lagoas

Segundo denúncias, servidores da Educação e Saúde estariam sendo coagidos a não aderirem ao manifesto

29/11/2018 às 10h46
Por: Redação
Compartilhe:
Servidores municipais manifestam na porta da Prefeitura contra atraso de salários em Sete Lagoas

Mais de 200 servidores públicos estão na porta da Prefeitura de Sete Lagoas nesta manhã de quinta-feira (29), fazendo manifestação contra o atraso de pagamento. A maioria são servidores de carreira que protestam contra o atraso do salário de outubro.

Durante a manifestação, o secretário adjunto de Educação Gutemberg Silva teria “batido boca” com funcionários, alegando que a culpa pelo atraso é do Estado e dizendo que seria preciso chamar a Guarda Civil Municipal para impedir a manifestação. Contudo ela se fez presente apenas para fechar parte da Praça Barão do Rio Branco, devido ao número de manifestantes.

Segundo a presidente do Sindsel, Rosimar Gomes (“Masinha”), há também a preocupação com os salários de novembro, dezembro e 13º salário. Fazendo buzinaço, servidores municipais gritam palavras de ordem: “Ô Leone, cadê você! Eu vim aqui para receber!” Assim, pedem a presença do prefeito para que o mesmo se posicione.

Alguns secretários colocam-se a favor dos servidores, como o de Saúde, Magnus Eduardo; a secretária de Educação Nires da Silva; outros não quiseram manifestar, como o de Administração Mauro Cléber e o de Planejamento Adilson Lustosa. Vale lembrar que Magnus, Mauro Cléber, Nires e o secretário adjunto de Educação, Gutemberg Silva são servidores de carreira.

Veículos que passavam pelo local, demonstraram apoio à manifestação. Até o presente momento, o prefeito não se manifestou. Durante o protesto, professores apresentam cartazes com os seguintes dizeres: “Ameaçar cortar o ponto é intimidação!” Isso porque durante a paralisação nesta quarta-feira (28) e quinta-feira (29), a Prefeitura decretou ponto facultativo somente para o setor administrativo e as escolas funcionaram. Também servidores de Saúde teriam sido ameaçados com o corte de ponto, o que causa uma revolta muito grande no setor.

Nesse sentido, os professores teriam recebido a ameaça de que se houvesse a paralisação, o ponto seria cortado. E os servidores não admitem isso, uma vez que não estão recebendo o pagamento, sendo que a paralisação é um direito constitucional.

Uma professora disse que na escola em que trabalha em tempo integral, há professores que não aderiram à paralisação e foram trabalhar, mas não encontraram nenhum aluno. “O fato ocorreu também em outras escolas! Eles cumpriram horário sem a presença de alunos! E isso é injusto, pois estamos aqui para reivindicar um direito nosso!”, desabafou.

Segundo ela, professores foram pressionados por diretores, através do WatsApp para trabalharem. “Certamente isso aconteceu devido a ameaças que eles receberam pela equipe do prefeito!”, enfatizou. “Trabalhamos por amor, não é fácil ensinar e é preciso haver respeito pela nossa profissão! Já vai fazer dois meses e estamos sem receber, sem dinheiro até para vale-transporte!”, dispara.

Reunião

A partir da manifestação, está acontecendo no momento uma reunião entre servidores e os seguintes representantes do Município: o controlador Ayrê Penna; o secretário de Saúde Magnus; o de Planejamento, Orçamento, Tecnologia e Comunicação Social, Adilson Lustosa; o de Fazenda Cássio Almeida; o de Obras Vítor Dias; o de Trânsito Wagner Oliveira; e da Educação, Nires da Silva.

Da Redação

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 04h01 - Fonte: ClimaTempo
13°
Tempo nublado

Mín. 11° Máx. 27°

Qua 27°C 11°C
Qui 30°C 13°C
Sex 28°C 14°C
Sáb 28°C 13°C
Dom 29°C 13°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio