
O sete-lagoano e eterno trapalhão Mauro Faccio Gonçalves é o grande homenageado na exposição Zacaricato. Trata-se de uma mostra aberta a participação de artistas de todo o território nacional e internacional. O projeto é do curador de arte Dmtrius Cotta. Feito em 2015, ele tem a intenção de preservar e manter a memória de Zacarias em evidência,tanto por meio de sua itinerância como pela sua permanência em privilegiado espaço na Casa da Cultura em Sete Lagoas. A categoria contemplada não poderia ser outra a não ser a Caricatura e afins: Tirinhas, Cartuns e Charges.
Hoje, o acervo conta com 48 caricaturas do trapalhão produzidas por grandes nomes do traço humorístico nacional e internacional, tais como: Quinho, Aragão, Sara Sene, Genin, Toscano, Mello, Leite, Edra, Camilo, Sete, Bruno Lanza, Jal, Mancha, Moisés, Bira Dantas, Toni D’Agostinho, Amorim, Jorge Inácio, Ulisses, Waldez, Moacir Torres, etc... Como o acervo é ascendente, ou seja, sempre está sendo ampliado, a curadoria optou pela escala infinita do número de desenhos participantes. O objetivo échegar em dois anos com mais de 1.000 caricaturas do humorista Mauro Faccio.
O acervo é integrado ao Memorial ZACARIAS, em Sete Lagoas, e fica exposto permanentemente ao público. Todas as obras possuem um pequeno currículo de seu autor, disponibilizados para consulta na própria exposição. A formatação do currículo compreende necessariamente uma foto do rosto do artista em qualquer posição e a declaração dos termos de participação devidamente escaneada, com a assinatura original do cartunista oferecendo direito de imagem não comercial ao Memorial Zacarias em Sete Lagoas.
“Devido ao fato do convite ser permanentemente aberto a artistas com traço humorístico, sempre estamos aceitando participações posteriores à organização desse acervo inicial”, explica Dmtrius Cotta. É previsto exposições itinerantes e constante mobilização, permitindo ao acervo certa visibilidade por onde quer que seja exposto, tanto no Brasil como em outros países.
A exposição se encontra permanentemente aberta ao público na Casa da Cultura em Sete Lagoas, Av. Getúlio Vargas, 91/ Centro. Visitas de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.
Por Verônica Costa - Fotos: Carlos Eduardo

Teatro Sete Lagoas recebe oficina gratuita de contação de histórias no Quintal Boi da Manta
Patrimônio histórico Prefeitura realiza restauro do Museu Histórico Municipal aguardado há várias décadas
Literatura Fabrício Carpinejar ensina a se desapegar do que faz mal no livro 'Deixe Ir', que será lançado em BH
Música Concerto de 15 anos da Orquestra Jovem de Sete Lagoas tem nova data e endereço
Festa Momento arte e renovação na Serra de Santa Helena: Caldo da Lua celebra esperança após as queimadas
Teatro Lapso Cia de Teatro apresenta “O Fio e o Tempo” em Sete Lagoas
Incentivo à Cultura Sete Lagoas prorroga inscrições dos editais da Política Municipal de Incentivo à Cultura 2025
Música Segunda edição do “Sons de Diamantina” na Paróquia de São Pedro terá participação da Banda de Música do 3º Batalhão
Teatro Espetáculo teatral para infância “João De Barros” tem apresentação especial no Quintal Boi da Manta, em Sete Lagoas Mín. 14° Máx. 27°
