O 13º dia de buscas começou com chuva em Brumadinho nesta quarta-feira (6). Devido ao mau tempo, as 31 equipes que estarão em campo vão, inicialmente, atuar apenas por terra, sem a utilização de aeronaves. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 379 militares estarão empenhados nos resgates e o foco das buscas será a antiga portaria da mineradora Vale.
"Nós estamos com uma equipe grande na antiga portaria, onde temos tido maior sucesso nos resgates. As equipes estão em vários trechos, aqueles em que nós entendemos que há maior probabilidade de termos sucesso nas buscas. Neste momento da operação, o trabalho com o maquinário pesado tem feito a diferença, associado ao trabalho das equipes caninas e dos homens em campo. Isso tudo vai sendo manejado ao longo do dia, como foi ontem, e o complicador para hoje de fato é a chuva, que em alguns momentos dificulta e, em outros, traz aspectos positivos", explicou o tenente coronel Anderson Passos, que coordena as buscas.
Mesmo com as chuvas, segundo Passos, as buscas inicialmente devem prosseguir. "Em razão desse tempo instável ainda não temos certeza se será possível utilizar helicópteros em razão da baixa visibilidade em alguns pontos. Isso está mudando ao longo do dia. As equipes hoje estão orientadas a desenvolver todas as suas atividades independentemente da possibilidade de voo das aeronaves. Serão encaminhadas com as caminhonetes, os caminhões, todos os recursos que estão aqui para isso", explicou.
Por Mariana Nogueira - OTempo
Mín. ° Máx. °