O presidente afastado da Vale, Fábio Schvartsman, encaminhou nesta segunda-feira (18) à CPI de Brumadinho um atestado médico e um documento em que pede à presidente da comissão, senadora Rose de Freitas (Pode-ES), o adiamento de depoimento inicialmente previsto para a próxima quinta-feira (21).
A convocação do executivo foi aprovada na última quarta-feira (13) na comissão parlamentar de inquérito criada para apurar o rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG). A comissão volta a se reunir nesta terça-feira (19) e deve analisar o pedido do executivo.
A barragem da Mina Córrego do Feijão, na cidade de Brumadinho, se rompeu no dia 25 de janeiro. Centenas de pessoas morreram no desastre. Os rejeitos da mineradora também contaminaram o Rio Paraopeba, um dos afluentes do Rio São Francisco.
Neste domingo (17), subiu para 206 o número de mortos identificados. De acordo com a Defesa Civil, outras 102 pessoas continuam desaparecidas.
No documento apresentado à CPI, Schvartsman declarou que, apesar da “disposição” e do “interesse” em prestar depoimento, está “impossibilitado” de comparecer ao colegiado na próxima quinta. Ele afirmou que passou por uma cirurgia de catarata no último dia 14 de março.
“Fui submetido à cirurgia de facetomia por facoemulsificação com implante de lente intra-ocular (LIO) no olho direito, necessitando, por recomendação médica, ficar em repouso durante sete dias contados a partir da data do procedimento”, diz o executivo.
“Dessa forma, encareço a vossa excelência, [Rose de Freitas], a gentileza de reagendar a citada reunião para data futura, em oportunidade na qual, recuperado, estarei à disposição dessa CPI para prestar os devidos esclarecimentos referentes ao tema investigado”, completa Schvartsman.
O atestado médico anexado ao pedido de adiamento é assinado pelo médico Walter Takahashi. Segundo o atestado, datado do dia 8 de março, o procedimento estava marcado para acontecer no dia 14 de março, no Hospital Albert Einstein.
Na reunião da última quarta-feira, além do depoimento de Fábio Schvartsman, a CPI aprovou a convocação do presidente interino da Vale, Eduardo Bartolomeo. Ainda não há uma data agendada para o colegiado ouvir Bartolomeo.
Por G1
Mín. 18° Máx. 31°