
Na manhã desta quinta-feira (16), foi realizada no Plenário Deputado Wilson Tanure, a Audiência Pública na qual foi apresentado e discutido o projeto de lei que “dispõe sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária do Município de Sete Lagoas para o exercício de 2017”. Requerido pela Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária e de Tomada de Contas (CFFOTC) da Câmara Municipal – que tem como presidente o vereador Milton Martins – o encontro contou com a presença da secretária de Planejamento, Orçamento e Tecnologia Kátia Nogueira, do gestor de Projetos da secretaria de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Elto Sávio Rezende Dutra e do contador da secretaria, Cássio Marcílio de Almeida.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece metas e prioridades do município, organizando e estruturando os orçamentos, orientando a elaboração da proposta e execução orçamentárias, além de disciplinar as receitas e despesas da administração. Este é o segundo instrumento formal da trilogia do planejamento governamental, introduzida no Sistema Orçamentário Brasileiro pela Constituição de 1988 – Plano Plurianual (PPA), LDO e Lei Orçamentária Anual (LOA), que visa estabelecer as regras para a elaboração do orçamento para o próximo exercício financeiro e antecede a remessa da LOA.
Durante a apresentação, a secretária de Planejamento, Orçamento e Tecnologia Kátia Nogueira ressaltou a importância desta etapa do trabalho para o sucesso no atendimento às demandas do município, sobretudo diante da crise econômica e política que assola o país: “Seja nas despesas correntes ou nas despesas de pessoal, a próxima gestão terá de fazer escolhas e economizar, em virtude das incertezas de receita geradas pela crise”, afirma. Os dados apresentados indicam que o município estimou para 2015 uma arrecadação de R$777.478.000, mas R$ 579.819.254 foi a receita concretizada, devido ao crescimento abaixo da inflação registrada no período, aliado à inadimplência de recursos de convênios com a União e o Estado.

Além da apresentação e explicação das diretrizes para 2017, o momento serviu para que a equipe de Planejamento do município mostrasse os resultados das políticas desenvolvidas no último ano, bem como os desafios encontrados no âmbito econômico. Ainda segundo a secretária, “planejamento se faz analisando o passado e projetando o futuro”. Diante do exposto, os vereadores se mostraram satisfeitos com o que foi apresentado, como avalia o presidente da comissão, vereador Milton Martins: “A Audiência e a metodologia apresentadas pelo Executivo foram muito satisfatórias. A equipe tem conseguido fazer um trabalho que cresce a cada ano e isso sem dúvida traz ao Legislativo uma avaliação positiva de todo esse estudo”, conclui.
A partir da apresentação dos dados, os parlamentares tem o prazo de até 20 dias para apresentarem emendas que julgarem necessárias.
Decoração de Natal Prefeito Douglas Melo denuncia furtos de cabos de energia das luzes de Natal em Sete Lagoas
Eleições 2026 Cleitinho lidera a corrida pelo Governo de Minas Gerais, aponta pesquisa
Saúde e Justiça Moraes autoriza ida de Bolsonaro ao hospital para cirurgia no Natal
Cassação Câmara dos deputados cassa mandatos de Eduardo Bolsonaro e delegado Ramagem
Cassação TRE de Minas Gerais cassa mandato do vereador Lucas Ganem, mas parlamentar de Belo Horizonte ainda pode recorrer da sentença
Presente de Natal Vereadores de Divinópolis aprovam aumento dos próprios salários Mín. 20° Máx. 32°

