Plenário uniformizado. Muitos lobinhos, escoteiros, sênios e guias, pioneiros e chefes aguardavam, silenciosamente, o início das comemorações. É que o 86 grupo MG Escoteiros Mafeking completou 30 anos de trabalho em Sete Lagoas e recebeu, na última quinta-feira (28), uma homenagem por meio de uma Sessão Solene na Câmara Municipal, a pedido do vereador Renato Gomes (PV).
“Nos sentimos extremamente lisonjeados, honrados por esse momento sublime, que divide a história de Sete Lagoas”. Foi com estas palavras que o 1º vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Pastor Alcides (PP), iniciou as homenagens. A partir daí, o vereador Renato Gomes conduziu os trabalhos. “Hoje é uma noite de emoção, pois temos a oportunidade de compartilhar esse momento. O que me emociona é ver estas crianças aqui. Que vocês continuem neste caminho tão sério e reto. Esta homenagem é para mostrar o quanto o escotismo é importante para a sociedade”, disse.
O parlamentar entregou ao presidente do grupo Mafeking, Geraldo Mendes de Souza, uma placa alusiva aos 30 anos de escotismo, juntamente com os vereadores Gilson Liboreiro (PHS) e Milton Martins (PSC). “Quero agradecer a vocês porque esta Casa ficou mais bela, cheia de jovens, crianças e adolescentes que serão os adultos de amanhã, mas com formação específica, especialmente no que tange à dignidade. A gente vê hoje tanto problema e dificuldade e vimos vocês fazerem de uma forma gratuita e dedicada um trabalho de respeito perante a sociedade”, disse Milton Martins. Gilson Liboreiro ressaltou que o escotismo se mistura com o sentimento verdadeiro de nacionalidade. “O escoteiro é verdadeiro e sua palavra é sagrada. O escoteiro é leal, é cortês, respeitador e protetor da natureza, responsável e disciplinado, alegre e sorri perante as dificuldades. Então, nessa linda festa vimos a importância de todos esses valores para a vida”, afirmou.
A lobinha Lívia Soares, de 10 anos, que fez parte da composição da mesa principal, agradeceu a homenagem. Já o diretor-presidente do Distrito Lobo Guará, José Maria Camarão, disse que esteve por 15 anos no Mafeking e afirmou que o escoteiro dignifica a vida das pessoas que escolheram este caminho. O presidente do Mafeking agradeceu a homenagem “pelo simples grupo”. “É importante a gente comemorar os 30 anos, mas precisamos viver intensamente o dia de hoje. Foram tensas noites em 1988 para conseguirmos criar este grupo Mafeking. E para ser escoteiro 30 anos, há algo mais importante: superar desafios. São problemas demais, mas o Movimento Escoteiro é para os fortes. É para aqueles que mesmo saindo chorando de uma atividade, chega no outro dia feliz”, disse.
Um vídeo contando um pouco da história do grupo foi exibido durante a solenidade, marcada por muita emoção. “O compromisso que fiz com os escoteiros quero levar enquanto tiver vida”, finalizou Renato Gomes
Por TV Câmara
Mín. 14° Máx. 23°