Sábado, 17 de Maio de 2025
17°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Cidades Dique

Vale quer fazer muro para conter rejeitos de barragem em Barão de Cocais

Dique teria força para suportar o dobro da capacidade de rejeitos da barragem Sul Superior e seria construído no mês que vem, segundo o prefeito

13/04/2019 às 08h50
Por: Redação
Compartilhe:
Dique conteria rejeitos da barragem Sul Superior, da Mina Gongo Soco - Foto: Fickr
Dique conteria rejeitos da barragem Sul Superior, da Mina Gongo Soco - Foto: Fickr

A mineradora Vale pretende construir um dique para conter os rejeitos caso se rompa a barragem Sul Superior, localizada em Barão de Cocais, na região Central do Estado. A proposta do projeto foi apresentada em reunião realizada nessa quinta-feira (11) e foi confirmada à reportagem pelo prefeito da cidade, Décio Geraldo dos Santos (PV).

Segundo o executivo, o dique apresentado tem estrutura de 35 metros de altura, 10 de largura e 107 de comprimento e funcionaria como uma espécie de muro que impediria o avanço dos rejeitos. “O dique teria força para suportar o dobro da capacidade de rejeitos presentes hoje na barragem. A ideia é que, depois de realizar o descomissionamento total da barragem, o muro seja demolido”, explicou o prefeito.

A previsão apresentada para a construção do muro, segundo o prefeito, é de 20 dias. “Já devem começar a obra no mês que vem”, falou.

O prefeito declarou que a obra não é uma alternativa eficiente para garantir a segurança total da comunidade. “Se a barragem se romper, três comunidades estarão desprotegidas: Socorro, Tabuleiro e Piteira. Estamos lutando para que a Vale construa um dique que proteja também esses povoados”, destacou.

De acordo com ele, a mineradora não apresentou a licença para realizar a obra nem detalhou o orçamento. A Secretaria de Estado de Meio-Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) confirmou que não houve licença, mas detalhou que a construção de obras emergenciais de segurança é dispensada de autorização prévia, bastando ao empreendedor oficiar o órgão ambiental, pela própria natureza da emergencialidade.

Falou ainda, por meio de nota, que "o processo para regularização de obras emergenciais deve ser protocolado no órgão em até 90 dias, quando são verificadas se as obras estão regulares e o cumprimentos de compensações".

O que diz a mineradora

A reportagem entrou em contato com a Vale mais cedo, mas esta informou que a construção da obra não estava nos planos da mineradora, detalhando que “não há nenhuma estimativa de valores envolvidos ou prazos para eventuais projetos”.

Depois da confirmação do prefeito, a reportagem entrou novamente em contato com a mineradora por meio de telefonemas, mas estes não foram atendidos.

Relembre

A barragem Sul Superior, da mina de Gongo Soco, da Vale, que fica na cidade, teve o nível de emergência elevado para 3, no dia 22 de março.

Ela faz parte do complexo Mariana-Brucutu e está localizada a 100 km de Belo Horizonte, com acesso pela BR 381, no sentido Vitória. Tem altura de 83 metros e um reservatório com capacidade para 9.405.392 metros cúbicos.

Por conta da elevação do nível de classificação de risco para o nível 2 - quando há risco de rompimento - foram evacuados os seguintes bairros em Barão de Cocais: Três Moinhos, São João Batista, Vila Brandão, Vila São Geraldo, Centro, Vila Regina, Sagrada Família.

Já em Santa Bárbara, moradores do bairro Barra Feliz também precisaram deixar suas casas.

OTempo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 20h08 - Fonte: ClimaTempo
17°
Tempo limpo

Mín. 12° Máx. 26°

Dom 25°C 13°C
Seg 26°C 13°C
Ter 26°C 12°C
Qua 27°C 12°C
Qui 28°C 14°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio