
Alunos de 29 cursos superiores, entre bacharelado e tecnólogos, terão o aprendizado avaliado pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) deste ano. A prova, obrigatória para conclusão da graduação, colação de grau e emissão de diploma, será aplicada em todo o país em 24 de novembro.
Além de medir o desempenho dos universitários em relação a conteúdos programáticos, habilidades e competências para atuação profissional e conhecimentos sobre a realidade brasileira e mundial, o exame avalia também as instituições de ensino.
“O Enade serve como indicador da qualidade. Por isso o aluno precisa ter comprometimento e perceber que o conceito do curso faz com que ele se destaque perante o mercado”, explica o professor Armando Sérgio de Aguiar Filho, das Faculdades Promove e doutor em gestão do conhecimento.
A portaria com as áreas contempladas foi publicada nessa quarta (17) no Diário Oficial da União, pelo Ministério da Educação (MEC). O edital do exame, com informações como período de inscrições, ainda será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Aplicado pela primeira vez em 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A cada três anos, no máximo, o curso deverá ser avaliado.
Para a estudante do 11º período de medicina Liliana Campos, de 23 anos, o Enade não é a melhor ferramenta de avaliação, mas, aliado a outros testes, pode ser relevante para ranquear cursos e universidades. Ela vai prestar o Enade em 2019 e pretende se preparar através de simulados. “Os alunos devem levar a sério porque esta é a forma de mostrar como estamos saindo da faculdade, o quanto absorvemos de conhecimento. Mas, mais que isso, acho importante valorizar o local que nos deu essa boa formação, porque com nota alta a instituição ganha mais visibilidade”, diz.
Por Hoje em Dia


Premiação Cientista brasileiro entra para a lista dos mais influentes do mundo por método que combate dengue
Graduação Mais 700 alunos se formam no Programa de Inclusão Digital da PBH
Ensino superior UFSJ terá novo curso em Sete Lagoas Mín. 19° Máx. 29°

