Segunda, 19 de Maio de 2025
15°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Cidades Acordo

Caminhoneiros descartam paralisação após reunião com o Governo Federal

O encontro com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, aconteceu nessa segunda-feira (22).

24/04/2019 às 10h57
Por: Redação
Compartilhe:
Greve em 2018 gerou um caos de abastecimento no país (Thomaz Silva/Agência Brasil)
Greve em 2018 gerou um caos de abastecimento no país (Thomaz Silva/Agência Brasil)

Após uma reunião que durou quase cinco horas, os representantes dos caminhoneiros descartaram a possibilidade da realização de uma paralisação da categoria na próxima segunda-feira (29). O encontro com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, aconteceu nessa segunda-feira (22).

O ministro prometeu reajustar a planilha da tabela do piso mínimo de frete, umas das principais reivindicações dos caminhoneiros. Outro promessa de Tarcísio de Freitas é de intensificar a fiscalização do cumprimento da tabela de frete mínimo, com a participação dos caminhoneiros, e atrelar o reajuste da tabela ao preço do diesel.

“Eu acho que nós conseguimos administrar essa condição de momento e não deve haver paralisação de caminhoneiros neste momento. A representação dos caminhoneiros está conseguindo conversar com o governo”, disse o presidente da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), Diumar Bueno.

A reunião com o ministro reuniu cerca de 30 representantes de 11 entidades de classe, além de um grupo de caminhoneiros autônomos. A proposta apresentada pelo ministério prevê que os próprios caminhoneiros vão ajudar a realizar a fiscalização da tabele de frete. Ainda esta semana, o ministro e o presidente da CNTA deverão assinar um termo formalizando o procedimento. 

Propostas

Na semana passada diante de rumores de paralisação da categoria, o governo apresentou um pacote de medidas para a categoria. Entre elas, a adoção de uma linha de crédito de R$ 500 milhões, em que cada caminhoneiro terá acesso a um financiamento de até R$ 30 mil. O dinheiro servirá para que os profissionais possam comprar pneus e realizar a manutenção de seus veículos. 

O governo também disse que vai efetuar melhorias nas estradas e construir pontos de descanso em rodovias federais, mas as medidas foram consideradas insuficientes pela categoria. De acordo com 
Wanderlei Alves, conhecido como Dedeco, com a abertura de negociação, os caminhoneiros devem desistir de parar as estradas do país. “Da minha parte, eu peço aos caminhoneiros que se acalmem”, disse.

Da Agência Brasil / Bhaz

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 02h07 - Fonte: ClimaTempo
15°
Tempo limpo

Mín. 14° Máx. 25°

Ter 25°C 12°C
Qua 27°C 13°C
Qui 27°C 13°C
Sex 28°C 14°C
Sáb 27°C 15°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio