Sábado, 27 de Abril de 2024
21°

Tempo limpo

Sete Lagoas, MG

Saúde Dengue

Bebê de oito meses morre com suspeita de dengue hemorrágica no Norte de MG

A Fundação Ezequiel Dias deve entregar nos próximos 20 dias o resultado capaz de confirmar o óbito pela doença ou não

25/04/2019 às 17h25 Atualizada em 25/04/2019 às 18h46
Por: Redação
Compartilhe:
O hospital responsável pelo atendimento do bebê confirmou a morte nesta quinta-feira (25) - Foto: Reprodução/Google StreetView
O hospital responsável pelo atendimento do bebê confirmou a morte nesta quinta-feira (25) - Foto: Reprodução/Google StreetView

Mais uma morte possivelmente causada por dengue hemorrágica está sob investigação em Minas Gerais. Um bebê de oito meses faleceu nesta quarta-feira (24), no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), em Montes Claros, na região Norte. 

A criança foi atendida ainda na terça-feira (23) à noite, mas liberada pelos médicos que entenderam como estável seu quadro de saúde. Um dia depois, a família voltou ao hospital, onde a criança veio a óbito ainda durante a tarde. 

A direção da unidade, que é atrelada à Universidade de Montes Claros, confirmou o óbito por meio de nota e "esclarece que a criança recebeu toda a assistência necessária dos pediatras", afirma.

Todos os exames realizados no bebê foram encaminhados à Fundação Ezequiel Dias (Funed) e o resultado, capaz de confirmar o óbito pela doença ou não, deverá ficar pronto nos próximos 20 dias. 

Procurada, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) informou que, quando um óbito com suspeição de dengue hemorrágica é comunicado ao órgão, uma equipe de infectologistas analisa os laudos produzidos a partir dos exames e a causa da morte é confirmada ou descartada. 

Cidade contaminada

O bebê era natural de São João da Ponte, cidade localizada há pouco mais de cem quilômetros de Montes Claros. Em 2019, o município de origem da criança registrou 135 casos de dengue e é classificado com "situação de risco muito alta" pela SES-MG, uma vez que a população é pequena e gira em torno dos 25 mil habitantes.  

A reportagem não conseguiu contato com a prefeitura da cidade pois, nesta quinta-feira, foi decretado ponto facultativo nas repartições municipais e luto oficial por três dias. O bebê era filho do contador da prefeitura. 

A Secretaria Municipal de Saúde da região também foi procurada, mas até o fechamento da matéria não houve nenhuma atualização sobre o quadro de dengue do município. Não foi possível confirmar se há ou não unidades médicas suficientes para atender a demanda de pacientes que apresentam sintomas de dengue. 

Epidemia em Minas Gerais

A morte da criança ocorreu poucos dias após o Governo de Minas Gerais decretar situação de emergência em 335 municípios em decorrência da epidemia de dengue. 

O número de casos prováveis, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado no dia 22, é de 141 mil. Até o momento, 14 mortes pela doença foram confirmadas, apenas em 2019, e outras 57 estão sob investigação. 

Em Belo Horizonte, duas mortes acontecidas nesta semana por suspeita de dengue hemorrágica estão sendo investigadas. O primeiro caso foi registrado no domingo e a vítima é Alessandra Ferreira Silva, de 41 anos, que cumpria pena no Complexo Penitenciário Feminino Estevão Pinto. 

Na terça-feira (23), Jussara Christina dos Santos, de 32 anos, faleceu na UPA do Barreiro, com sintomas muito próximos aos da forma mais severa da doença. 

OTempo

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Montes Claros - MG
Sobre o município Notícias de Montes Claros - MG
Sete Lagoas, MG Atualizado às 01h06 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 26°

Dom 28°C 16°C
Seg 29°C 17°C
Ter 29°C 16°C
Qua 29°C 16°C
Qui 29°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes