A Polícia Civil de Minas Gerais prendeu em flagrante, em Montes Claros, norte do estado, um idoso de 74 anos suspeito de perseguir e abusar da neta, de 13 anos. A vítima revelou que vinha sofrendo abusos desde os 6 anos de idade.
O caso só veio à tona após ela procurar ajuda na escola onde estuda, levando a direção a acionar a polícia e o Conselho Tutelar. De acordo com o relato, os crimes aconteciam em residências frequentadas pela família e, a partir dos 10 anos, passaram a envolver conjunção carnal de forma recorrente.
O medo e a dependência financeira da família em relação ao agressor impediram que a adolescente denunciasse antes, conforme apurado. Durante o atendimento médico e psicológico, foram constatados sinais de automutilação, resultado do sofrimento vivido.
A mãe da vítima apresentou à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) no município, responsável pelo inquérito, mensagens em que o suspeito insistia em marcar encontros com a vítima.
Segundo a delegada Karine Maia, ele chegou a procurar a vítima por celular enquanto a adolescente estava na delegacia, configurando perseguição e violência psicológica. O homem foi localizado, preso em flagrante e permanece à disposição da Justiça.
Alerta
“A PCMG alerta que casos de violência sexual contra crianças e adolescentes devem ser denunciados imediatamente. O silêncio protege o agressor e prolonga o sofrimento da vítima”, alertou a delegada Karine Maia.
Ela ressalta ainda que as vítimas podem denunciar pelos canais Disque 100, Disque 180, 190 da Polícia Militar ou no Conselho Tutelar. Além disso, podem procurar pessoalmente a Deam do seu município.
Em Montes Claros a Deam está localizada na Rua Enor de Brito, 222, bairro Morada do Sol.
Mín. 15° Máx. 31°