Uma audiência que aconteceu no dia 09 na 6ª Vara da Fazenda Pública em Belo Horizonte, definiu metas e prazos para que a vale garanta o abastecimento de água em toda região atingida pelo desastre da Barragem da Vale na Mina do Feijão em Brumadinho, que atingiu várias cidades da região, inclusive Paraopeba.
Para garantir abastecimento da nossa cidade, ficou acertado que a Vale vai perfurar e entregar até agosto próximo, de 4 a 6 poços artesianos equipados à COPASA, para complementar o total necessário ao abastecimento de água da população, com a garantia judicial em sentença para cumprimento e multa caso venha a faltar água, até que se libere uso da água do Paraopeba.
O Secretário de Governo Roberto Totó esteve representando o município no TJMG, junto com a COPASA, e já no dia seguinte, dia 10, em companhia da Diretora e Engenheira Ambiental Luana Freitas, em outro evento que aconteceu na SEMAD-BH, Secretaria de Estado do Meio ambiente, onde foram debatidas ações conjuntas de municípios da Bacia do Paraopeba e Governo do Estado que também vão apontar e exigir da Vale as devidas compensações para reparar os danos causados pelo desastre em toda extensão do Rio.
Nesta reunião, prefeitos de várias cidades, engenheiros e técnicos ambientais, ouviram do Secretário Germano Vieira, diretora Marília Melo, diretor da ARSAE-MG Gustavo Gastão, as devidas orientações para apresentar as demandas de cada cidade.
As metas incluem a melhoria ambiental e a ampliação da coleta e tratamento do esgoto das cidades, para recuperação e revitalização de afluentes do Rio, com vistas a mais rápida recuperação da qualidade das águas do Paraopeba, o que vem de encontro às necessidades da cidade, principalmente para captar e tratar esgoto e retirar dos córregos do Beco, Matias, Ribeirão Cedro e do Engenho, que serão alvos desta ação mitigadora.
Mín. 13° Máx. 26°