Em um intervalo de 13 apenas dias, 17 pessoas já procuraram atendimento médico por suspeita de febre maculosa, segundo informado pela Prefeitura de Contagem nesta segunda-feira (3).
Do total, dois dos pacientes tiveram a causa da morte por febre maculosa atestada por exames. Outras duas mortes, ocorridas nesse domingo (2), são investigadas pela Secretaria de Saúde do Município.
A área atingida, no bairro Vila Boa Vista, região do Nacional, em Contagem, faz divisa com Belo Horizonte, na Pampulha.
O local é conhecido por abrigar capivaras que, de acordo com o médico veterinário José Renato Rezende, da diretoria de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses, são animais protagonistas para a infestação do carrapato-estrela, transmissor da doença.
"Embora cavalos, cães e galinhas sejam carregadores de carrapatos, são as capivaras que infestam o local. Capivaras que são provenientes da lagoa da Pampulha", afirmou o veterinário.
De acordo com a pasta, ações conjuntas para o controle da infestação por carrapatos são discutidas com o prefeito Alexandre Kalil (PHS).
Outras providências são adotadas pela Prefeitura de Contagem. "Toda a área já foi vistoriada e isolada. A população já foi orientada e estamos reforçando o quadro de infectologistas na Unidade Básica de Saúde, oferecendo, inclusive, transporte a pacientes que precisarem ser transferidos" , afirmou Rezende.
Queimas de capim na região afetada e dedetizações também são programadas e devem acontecer durante, pelo menos, quatro semanas.
Mín. 14° Máx. 23°