
Estão abertas até o dia 20 de fevereiro de 2026 as inscrições para o Programa de Aperfeiçoamento em Atenção Primária à Saúde (APS), uma capacitação gratuita voltada a profissionais da área da saúde que atuam ou desejam atuar no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa é desenvolvida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a UNA-SUS, e conta com apoio da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS).
O programa tem como objetivo qualificar a prática profissional na APS, considerada a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde, enfrentando desafios como a sobrecarga dos serviços, a fragmentação do cuidado e a necessidade de maior resolutividade no atendimento à população.
Com carga horária total de 180 horas, o curso é dividido em seis módulos independentes, cada um com 30 horas, permitindo que os participantes realizem as atividades de forma flexível e conforme sua disponibilidade. Para obtenção do certificado completo de Aperfeiçoamento em APS, é necessário concluir todos os módulos no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
A formação propõe uma abordagem inovadora, baseada no cuidado biopsicossocial e espiritual, incentivando práticas mais integrais e humanizadas. Entre os temas trabalhados estão a prevenção quaternária, a qualificação do processo clínico, o fortalecimento do vínculo com pacientes, famílias e comunidades, além do uso de tecnologias como o prontuário eletrônico do e-SUS.
Os módulos abordam conteúdos como atributos da APS, gestão da clínica, abordagem clínica integral, longitudinalidade do cuidado, abordagem familiar e comunitária, oferecendo ferramentas práticas que podem ser aplicadas diretamente no cotidiano das Unidades Básicas de Saúde.
As inscrições e demais informações estão disponíveis na plataforma da UNA-SUS, e a expectativa é de que a iniciativa contribua para a melhoria da qualidade do cuidado e o fortalecimento da Atenção Primária em todo o país.
BELO HORIZONTE Acidente entre carreta, caminhão e caminhonete bloqueia Anel Rodoviário de BH
BELO HORIZONTE Cerimônias de despedida do cantor Rick serão restritas a familiares nesta quinta-feira
BELO HORIZONTE Otávio participa de primeiro treino com a Seleção Brasileira
BELO HORIZONTE O último pedido de Vera que Patrus leva para a disputa: 'Seja um político à altura'
GREVE Professores de escolas particulares suspendem greve em BH, mas mantêm mobilização
BELO HORIZONTE No Morro do Papagaio, Kalil propõe revisão em linhas de transmissão da Cemig para evitar desapropriações
BELO HORIZONTE Patrus classifica debate como “vazio” e chama de “factóide” acusações sobre a Escola Plura
BELO HORIZONTE Funcionários da Caixa rejeitam nova proposta e mantêm greve por tempo indeterminado
BELO HORIZONTE Homem morre em confronto com a Polícia Militar após ser visto com fuzil em Ribeirão das Neves Mín. 18° Máx. 29°

