Domingo, 15 de Junho de 2025
12°

Parcialmente nublado

Sete Lagoas, MG

Cidades Assédio Moral

Palestra sobre ‘Assédio Moral no Serviço Público e Patologias Causadas’ será nesta quinta-feira em Sete Lagoas

Palestra será realizada às 19 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Educação

16/09/2019 às 14h13
Por: Redação
Compartilhe:
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Será nesta quinta-feira (19), importante palestra sobre “Assédio Moral no Serviço Público e Patologias Causadas”, às  19 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Educação – CEREP, na Rua Teófilo Otoni (esquina com a Rua Lassance Cunha), Centro de Sete Lagoas.

O tema será desenvolvido pela professora da UFMG, Mariah Brochado Ferreira e pela psicanalista Ana Lúcia Silva.

Veja abaixo o que Ana Lúcia Silva escreve sobre a questão:

ASSÉDIO MORAL, você já deve ter presenciado, ouvido falar sobre ou passado por... O conceito de assédio está expresso na exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e sem simetrias, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e sem éticas...

O assédio moral ocorre na maioria das vezes de forma velada e dissimulada, até mesmo a vítima pode demorar a perceber o assédio. Acontece através de brincadeiras, jogos de palavras e expressões ambíguas. Podem ser apresentadas de maneira direta ou indireta.

O objetivo é sempre minar a autoconfiança e a autoestima da pessoa, levando a a acreditar que ela, vítima, é a causa dos problemas no local onde se encontra. Induzindo essa pessoa a acreditar que é um fracasso e que quem a está assediando é a verdadeira vítima. 

No local de trabalho, esse acontecimento não é só hierárquico, é também de iguais. Acontece do gestor para seus colaboradores e de colaboradores para colaboradores, há ainda a forma mista (do gestor e do colaborador para outro colaborador). 

Tudo que é intenso provoca efeitos colaterais, então, o assédio também causa transtornos e a esses transtornos damos o nome de doenças causadas pelo assédio moral. Ninguém é capaz de no primeiro momento perceber que essas doenças causam o estresse, a depressão, a síndrome de Bornout (esgotamento profissional, é o que desencadeia o maior número de afastamento laboral) e o suicídio são doenças causadas também pelo assédio moral. 

Há alguma coisa a ser feita? Depois do dano causado não haverá ação preventiva, restará somente ação reparadora que poderá acontecer através da intervenção psiquiátrica e as terapias psicológicas e psicanalíticas como intervenções mediadoras e de fortalecimento. Mas agir com atenção, percepção e zelo é o melhor caminho para se evitar dificuldades profissionais, pessoais e sociais. De ambos os lados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 00h15 - Fonte: ClimaTempo
12°
Parcialmente nublado

Mín. 10° Máx. 22°

Seg 24°C 10°C
Ter 24°C 10°C
Qua 24°C 11°C
Qui 25°C 12°C
Sex 26°C 11°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio