A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) oferece, a partir desta terça-feira (17), cirurgias gratuitas para pessoas com quadro de lábio leporino.
Trinta vagas são ofertadas para pacientes que não sejam assistidos pelo Centrare/Hospital da Baleia. As inscrições para se candidatar à operação estão abertas até 30 de setembro.
As cirurgias serão realizadas no Hospital Mater Dei, parceiro da Prefeitura de Belo Horizonte e da Faculdade de Odontologia da UFMG no projeto.
Como se inscrever?
A única obrigatoriedade para se candidatar a uma das vagas é que o paciente more em Minas Gerais. Assim, até 30 de setembro, os interessados devem manifestar sua vontade de se submeter ao procedimento cirúrgico através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (31) 9.9220-4998.
Cirurgia é para quem?
Uma em cada 650 crianças nasce com fissura labial e fenda palatina, o lábio leporino, no Brasil, como aponta a Organização Mundial da Saúde. Diante do quadro, é perceptível a importância de operações corretivas para evitar futuros problemas de saúde provocados pela característica, como distúrbios respiratórios, de fala e de audição.
O coordenador do projeto, professor Henrique Pretti, destaca a importância de se iniciar o tratamento logo nos primeiros dias de vida. “O protocolo de atendimento dos fissurados é de realizar a primeira cirurgia, queiloplastia, aos 6 meses e a do palato com 1 ano de idade. Depois são realizados outros procedimentos, chamados de corretivos, visando reparar defeitos dessas duas etapas”, explica.
Ainda assim, pacientes mais velhos também podem usufruir do benefício, mas com outros métodos. “São cirurgias plásticas para reparo da cicatriz e melhora na forma do nariz. Além dessas, há, em muitos casos, uma necessidade de cirurgia no palato mole para melhorar a fala", conclui.
(Com Assessoria de Imprensa da UFMG)
Mín. 14° Máx. 23°