
Tramita desde o início de 2016, no Supremo Tribunal Federal (STF), uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), movida pelo Ministério Público (MP), contra a lei estadual 21.737, de 2015, que liberou a venda e o consumo de bebida alcoólica nos estádios mineiros. Depois de quatro anos, a matéria está pronta para entrar na pauta de julgamento do STF.
“Acredito que os últimos acontecimentos podem acelerar a entrada da ação na pauta de julgamentos. Infelizmente, só no cabe aguardar”, ressaltou o procurador de Justiça José Antônio Baêta, um dos autores da petição. Os “últimos acontecimentos” se referem às brigas e confusões do clássico do último domingo, entre Cruzeiro e Atlético, no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro.
A comercialização de bebidas alcoólicas nos estádios brasileiro foi proibida em 2008, após assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o MP e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que promove competições no país. Posteriormente, em 2010, o impedimento acabou incluído no Estatuto do Torcedor, uma lei federal de 2003.
Na época, a redução da violência foi o principal argumento para tais medidas. Durante a Copa do Mundo e a Copa das Confederações, no entanto, a venda foi permitida pela Lei Geral da Copa, de 2012, para atender a acordos comerciais que o Brasil havia assumido com a Fifa para receber as competições.
Além dos deputados mineiros, as Assembleias da Bahia, Rio de Janeiro, Pernambuco, Santa Catarina, Ceará e Paraná também aprovaram leis estaduais liberando o consumo. Em junho deste ano, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) também aprovou lei, mas o governador João Dória (PSDB) a vetou.
O relator do processo é o ministro Edson Fachin. Colocar o assunto na pauta de julgamento é uma decisão que parte do presidente do STF, Dias Toffoli.

Futebol Curitiba de Sete Lagoas luta pela classificação na última rodada da Copa Itatiaia
Natal Almoço de Natal dos restaurantes populares servirá Tradicional refeições gratuitas
Homenagem Prefeitura de Sete Lagoas promove homenagem aos Atletas Destaque 2025 em cerimônia no Ginásio da Feirinha Mín. 22° Máx. 34°

