
Quem perdeu ou teve documentos furtados ou roubados nesse Carnaval conta com a ajuda de alguns órgãos para tentar recuperar os itens. Além disso, é preciso relatar o caso, evitando que compras irregulares sejam realizadas. Conheça alguns serviços:
Achados e Perdidos dos Correios
O órgão mantém armazenados por até 60 dias os documentos perdidos. Os itens podem ser retirados após o pagamento de uma taxa de R$ 5,95. Se não forem retirados, são devolvidos aos órgãos emissores.
Para descobrir se um documento perdido está no Achados e Perdidos, a pessoa deve fazer uma consulta. Veja as opções:
Segundo os Correios, os documentos perdidos podem ser retirados pela própria pessoa ou representante legal. Saiba como:
Os documentos encontrados também podem ser entregues aos Correios. Para isso, é só comparecer à agência mais próxima ou depositar o documento em uma das caixas de coleta da cidade.
Os Correios ainda têm algumas orientações para a retirada. Veja:
SOS Cidadão da CDL/BH
Enquanto o documento não é localizado, um serviço da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) evita que os mesmos sejam utilizados indevidamente no comércio. Trata-se do SOS Cidadão, que é gratuito.
Como fazer? De acordo com a CDL, assim que souber da perda ou roubo, o cidadão deve:
“O consumidor tem até sete dias para comparecer pessoalmente à CDL/BH e apresentar a ocorrência policial que comprove o fato. O não comparecimento neste prazo implica na retirada automática do registro”, explicou o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
Ainda segundo Marcelo, os cidadãos que têm seus documentos perdidos ou furtados estão mais suscetíveis a golpes e até mesmo prejuízos. “Basta perder a carteira de identidade ou o CPF para aumentar a probabilidade de ser vítima de uma fraude”, comentou.
O SOS Cidadão funciona de segunda à sexta-feira em dois endereços. Na sede da CDL/BH, avenida João Pinheiro, 495, bairro Boa Viagem, o horário de atendimento é de 8h30 às 17h30. E na rua Queluzita, 34, salas 903/904, bairro União, o atendimento é de 8h30 às 14h.
Criado em 1998, o SOS Cidadão recebe, em média, 200 inclusões por mês. Em 2019 foram realizadas 2.395 inserções no serviço. Só em janeiro de 2020 foram 241 cadastros.

Direitos sociais Biometria obrigatória para benefícios sociais: confira prazos e regras de transição
Grave acidente Motociclista fica em estado grave após acidente no Centro de Inhaúma
Tradição católica Diocese de Sete Lagoas divulga horário e local das celebrações da Quarta-feira de Cinzas
Acidente Criança sobrevive a acidente na BR-259 que matou o pai, mãe, avó e tia
Incêndio Nero Espeteria é atingido por incêndio em Sete Lagoas
Solidariedade Casa desaba e família fica desabrigada em Sete Lagoas: veja como ajudar
Serviço público Carnaval 2026 terá ponto facultativo na Prefeitura de Cordisburgo
Gastrônomia e folia Mapa Gastronômico da Folia apresenta a diversidade da culinária de BH durante o Carnaval
Trânsito CarnaChoeira 2026 altera trânsito e transporte intermunicipal no centro da cidade; veja informações completas no Instagram Mín. 17° Máx. 28°


