Quarta, 14 de Maio de 2025
19°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Saúde Coronavírus

Urgente: Sete Lagoas registra primeiro caso de suspeita de ‘Coronavírus’

Além de Sete Lagoas, mais 15 cidades de Minas Gerais tem casos em investigação

03/03/2020 às 08h37
Por: Redação Fonte: SES-MG
Compartilhe:
É assim que o coronavírus é visto no microscópio — Foto: Getty Images via BBC
É assim que o coronavírus é visto no microscópio — Foto: Getty Images via BBC

Sete Lagoas tem o primeiro caso de suspeita de “Coronavírus”, o qual está sendo investigado. A informação é da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Além de Sete Lagoas, outras cidades de Minas tem casos em investigação. Veja tabela abaixo:

Em 2020, a SES-MG recebeu a notificação de 52 casos suspeitos de infecção humana pelo COVID-19.

Todas as notificações recebidas foram avaliadas e discutidas, caso a caso, com as autoridades de saúde do Ministério, Estado e municípios.

A primeira suspeita em Minas Gerais foi notificada no dia 28 de janeiro de 2020 e até a Semana Epidemiológica 08/2020 do total de notificações, 48 (92,3%) que atendem a definição da OMS, permanecem em investigação, 04(7,7%) foram descartados e nenhum foi confirmado.

Segundo a SES-MG, dos casos em investigação, 27 (56,2%) são do sexo feminino e 21 (43,8%) do sexo masculino. A mediana de idade foi de 32 anos, variando de 01 e 67 anos.

Com relação ao histórico de viagem, 39 (81%) referem viagem a países com circulação do Covid-19 como Itália, França, Inglaterra e Portugal e 9 (19%) não tem histórico de viagem, porém são contatos de casos suspeitos.

Quanto a manifestação de sintomas, 37 (77%) apresentaram febre, 36 (75%) tosse, 20 (41%) dor de garganta, 05 (10%) dificuldade de respirar, 05 (10%) diarreia, 02 (4%) náuseas, 07 (15%) cefaleia, 09 (19%) coriza e 05 (10%) fadiga. Quanto a hospitalização, 19 (40%) necessitaram ser internados pós-atendimento.

Dos 4 casos descartados, 03 são do sexo feminino e 01 do masculino. A mediana de idade foi de 35 anos, variando de 22 e 62 anos. Desses, 01 referiu presença de comorbidade (diabetes). Quanto aos sinais e sintomas relatados, todas apresentaram febre e dor de garganta.

Com relação ao histórico de viagem, dois referem ter ido à China, em Wuhan e a outra possui residência em Shangai, a terceira informa viagem para Dubai, Tailândia, Vietnã e Camboja e o quarto Itália, França e Portugal.

Dos descartados foram identificados os seguintes vírus respiratórios: 01 Influenza A H1N1, 01 Influenza B e 01 Picornavírus. Todos tiveram resultados negativos para o COVID19.

Entre as semanas epidemiológicas 04 e 08 (22 de janeiro a 28 de fevereiro de 2020), o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) de Minas Gerais capturou 93 rumores sendo que 41 não atendiam o critério para suspeitar da infecção e foram excluídos.

Dicas de prevenção contra o coronavírus — Foto: Arte/G1

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 19h08 - Fonte: ClimaTempo
19°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 24°

Qui 24°C 12°C
Sex 25°C 13°C
Sáb 25°C 13°C
Dom 25°C 12°C
Seg 25°C 14°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio