
A Comissão de Saúde da Câmara reuniu representantes de vários departamentos da prefeitura para debater ações de combate ao avanço dos números de casos de dengue na cidade. O presidente da Comissão, vereador Gilson Liboreiro (PHS) foi quem solicitou e dirigiu os trabalhos durante a sessão, nesta segunda-feira (09).
Até agora já foram notificados 1.255 casos da doença com 274 resultados positivos para dengue. O bairro Boa Vista, com 71, é o maior em número de casos seguido pelo Nossa Senhora das Graças que já contabilizou 66 confirmações. No Cidade de Deus já foram registrados 49 casos. Nessas regiões o município estuda a possibilidade de um mutirão de limpeza na tentativa de eliminar os criatórios do mosquito transmissor da doença.
Para que a ação surta algum efeito o envolvimento da comunidade é essencial. A superintendente de vigilância epidemiológica, Sueli Lacerda, entende que “a população precisa se apoderar de que é responsabilidade ela. Ano passado tivemos óbitos e se não tomarmos atitude não conseguiremos eliminar. Sozinhos não conseguimos controlar o vetor. É preciso uma educação contínua e maciça”.
Para que a conscientização aconteça, Sueli antecipou que, em breve, a prefeitura vai divulgar uma campanha publicitária alertando sobre os perigos da dengue. Nesse sentido, Gilson Liboreiro endossa que “se a população não fizer a parte dela fica quase impossível”. O vereador questionou se “falta alguma coisa” para que o município possa avançar no combate à doença.
A superintendente acredita que é necessário mudar a forma de atuação. “A gente trabalha de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde. A gente precisa de mudar a visão de trabalho para controlar melhor a questão das áreas afetadas. Estamos dentro dos padrões com relação a mão de obra. Não é isso (aumentar pessoal) que vai resolver o problema, é mudança na forma de trabalho”, entende. E para mudar a forma de trabalho a secretaria atua em um projeto piloto com armadilhas ovitrampa.
Durante a sessão foram abordados outros assuntos como o Coronavírus que já colocou quatro pessoas da cidade na condição de suspeita. A secretaria municipal de Saúde acompanha os pacientes que apresentaram os sintomas da doença e afirma que não há motivo para preocupação. “As pessoas suspeitas estiveram no exterior ou tiveram contato com alguém que saiu do país. Então, é manter as medidas de higiene e não é necessário alarde”, completa Sueli.
As principais medidas são lavar as mãos com água e sabão frequentemente, em especial após tossir, espirrar, ir ao banheiro e mexer com animais. Ter um frasco de álcool gel na bolsa também é indicado. O combate a proliferação do caramujo africano e casos de aparecimento de escorpiões também foram esclarecidos pelos presentes.
Gilson Liboreiro fez um balanço bastante positivo da sessão e disse que o trabalho vai além do que ouvir o Executivo sobre os números de casos. “A reunião serve também para cobrar do município ações para minimizar os problemas questionados por esta Comissão”, afirma.

Curvelo Curvelo inicia transição para nova insulina no tratamento de pessoas com diabetes
Sete Lagoas Anvisa proíbe publicidade da Semavy após anúncios em aeroporto e redes sociais
PEQUI Prefeitura de Pequi inicia distribuição gratuita de canetas emagrecedoras para moradores
PARAOPEBA Prefeitura de Paraopeba anuncia reajuste de 30% no plano de saúde Unimed BH dos servidores
PARAOPEBA Paraopeba aprova verba de R$ 2,6 milhões proveniente de acordo por Brumadinho para ampliar hospital loc
SETE LAGOAS Diagmed amplia oferta de exames em Sete Lagoas com nova ressonância magnética com inteligência artificial
FORTUNA DE MINAS Prefeitura de Fortuna de Minas divulga novos horários para urgência odontológica nas Unidades de Saúde
PARAOPEBA “Dengue se combate com atitude”: Prefeitura de Paraopeba reforça ações de prevenção nas residências
Sete Lagoas Sete Lagoas abre processo seletivo emergencial para Médico Generalista na UPA Mín. 22° Máx. 35°

