
Escolas e faculdades começam a suspender as aulas devido ao novo coronavírus. Nesse domindo (15), a Universidade Federal de Viçosa (UFV), o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), além das unidades do Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do Serviço Social da Indústria (Sesi), decidiram interromper as aulas a partir desta segunda-feira (16). O governador Romeu Zema também publicou decreto criando o Comitê Gestor contra o vírus e estabeleceu recesso escolar na rede estadual de quarta-feira até o próximo domingo. Outras instituições de ensino podem tomar a mesma medida nos próximos dias. Todas as instituições têm juntas cerca de 2 milhões de alunos matriculados.
A UFV informou nesse domingo que as atividades acadêmicas dos três campi – Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba – serão completamente suspensas, assim como os concursos públicos agendados a partir desta segunda-feira. Apenas atividades técnico-administrativas estarão mantidas e serão constantemente avaliadas pela administração da UFV. A instituição informou que a decisão foi tomada por indicação do Comitê Operativo de Emergência da universidade – criado especialmente para avaliar situações que envolvam o novo coronavírus.
O Centro Federal de Educação Tecnológica em Minas Gerais (Cefet-MG) decidiu suspender as aulas presenciais em todos os seus campi por tempo indeterminado. A orientação é válida para os estudantes dos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação.
De acordo com a instituição, a decisão foi tomada após realização de uma reunião nesse domingo de um Comitê Gestor de Crise, constituído para elaborar plano de contingência e propor ações para o enfrentamento ao novo coronavírus.
A PUC Minas também decidiu suspender as aulas presenciais. “Entendendo a gravidade do momento, e consciente de sua responsabilidade em termos da contribuição para a imediata tentativa de controle da pandemia do coronavírus”, disse a nota da instituição de ensino. Os demais setores da universidade funcionarão sob regime de plantão e para atendimentos imprescindíveis.
Já as aulas do Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e do ensino médio do Serviço Social da Indústria (Sesi) em Minas Gerais serão interrompidas a partir desta segunda. A medida, divulgada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), tem com objetivo evitar o contágio pelo novo coronavírus. As atividades dos clubes Sesi também serão suspesas até 31 de março.
“Estamos atentos e em contato direto e contínuo com o Ministério da Saúde e com a Secretaria de Estado de Saúde para que estejamos atualizados com todas as informações de prevenção e para que possamos apoiar a indústria e toda a sociedade mineira”, afirmou o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, no comunicado.
Decreto
O decreto do governo de Minas prevê uma série de ações, entre elas o impedimento de retorno ao trabalho de servidores que estiveram em localidaes com alto índice de transmissão.Órgãos e entidades terão que fazer reuniões virtuais e o servidor que apresentar sintomas da doença fica dispensado de comparecer à unidade pericial. Haverá ainda a suspensão do recadastramento de inativos e pensionistas e os órgãos e entidades terão que implementar ações recomendas por órgãos de saúde. A rede estadual de ensino tem hoje 1,8 milhão de alunos matriculados.
A partir desta segunda também, a companhia aérea American Airlines suspende todas as rotas que opera entre o Brasil e os Estados Unidos, com retorno previsto para os dias 6 de maio e 3 de junho. Entre os serviços atingidos estão as ligações realizadas de Miami e Nova York para o Rio de Janeiro e São Paulo. Também foi suspensa a rota entre Dallas e a capital paulista. Os voos entre Miami e Manaus e entre Miami e Brasília foram as outras suspensões anunciadas pela companhia norte-americana. Ao todo, a empresa informou que reduzirá em até 75% seus voos internacionais.
Esportes
Depois da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) suspender partidas das competições nacionais por tempo indeterminado por conta da propagação do coronavírus, a Federação Mineira de Futebol (FMF) emitiu um comunicado, informando a paralisação dos jogos do Campeonato Mineiro - Módulos I e II - a partir desta terça-feira (17).
Nesse domingo também, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) divulgou nota informando que na capital mineira não existe nenhum caso de coronavírus confirmado.

Vacinação Com estoque regularizado, Prefeitura de Sete Lagoas reforça vacinação contra Varicela e HPV
Campanha Cada Minuto Conta: a ação de conscientização no Dia Mundial do AVC
Solidariedade Mãe pede ajuda para tratamento da filha de 5 anos com leucemia; família mora em Sete Lagoas Mín. 15° Máx. 28°

