Com a publicação do Decreto Nº 6.227, que flexibiliza o funcionamento de diversos segmentos comerciais em Sete Lagoas durante a pandemia do novo coronavírus, o prefeito Duílio de Castro descumpriu as orientações do Estado no que diz respeito aos serviços essenciais.
O gabinete de gestão de crise, da Secretaria Municipal de Saúde, chegou a recomendar ao Executivo que seguisse as orientações de critérios de serviços essenciais que deveriam ser abertos de forma gradativa, o qual preferiu ignorá-las.
Em um vídeo divulgado nesta terça-feira (31), o prefeito Duílio de Castro justificou que a situação da pandemia, “está sob controle em Sete Lagoas que até o momento tem apenas dois casos confirmados de coronavírus”.
Segundo ele, a readequação foi feita para possibilitar uma análise do reflexo do mercado. Contradizendo a recomendação do gabinete de gestão de crise que divulgou comunicado nesta quarta-feira (01), o prefeito afirmou em seu vídeo que a decisão foi colegiada, tomada no comitê gestor de crise. Precisamos voltar gradativamente para que possamos analisar os dados da referência da Unidade de Saúde, se vai aumentar ou diminuir. Não podemos ficar parados, com a economia sofrendo danos.”, disse Duílio.
Na manhã desta quarta-feira (01), o gabinete de gestão de crise encaminhou um novo pedido para que o prefeito Duílio de Castro reveja o Decreto de flexibilização, a fim de que passe por ajustes e adeque ao entendimento do Estado no que diz respeito aos serviços considerados essenciais.
O gabinete também reiterou que a população só deve sair de casa, em caso de extrema necessidade e reforce os cuidados com a higiene pessoal e a etiqueta respiratória. “O afastamento social e a consciência coletiva são nossas armas mais poderosas no enfrentamento à pandemia!”, exclama o gabinete.
Conforme publicado pelo Site Mega Cidade, o novo Decreto causou muita repercussão nas redes sociais, tendo em vista que a decisão do Executivo Municipal autorizou o funcionamento de serviços não considerados essenciais para a população, como reabertura de salão de beleza e estética, imobiliárias, entre outros.
Mín. 17° Máx. 24°