Pacientes atendidos pelo SUS-BH (Sistema Único de Saúde) e com suspeita de Covid-19 podem fazer consulta on-line e gratuita a partir desta segunda-feira (6). A novidade foi divulgada pelo prefeito Alexandre Kalil (PSD) durante coletiva.
“A população vai poder se consultar on-line e vai estar disponível no site da PBH. Consultas com epidemiologista, infectologista gratuitamente por meio de convênio feito com a Unimed”, disse Kalil.
O serviço está disponível e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. As consultas são destinadas a pessoas com os sintomas de tosse, dor de garganta, congestão nasal e coriza, com ou sem febre.
O objetivo do convênio é diminuir a circulação de pessoas do grupo de risco, idosos, gestantes e imunossuprimidos. Somente os cidadãos de Belo Horizonte com cadastro em Centro de Saúde poderão utilizar o serviço.
O cidadão poderá acessar o portal da prefeitura ou o PBH APP e se cadastrar para uma Consulta On-line Coronavírus. Após confirmar o cadastro no SUS-BH, o paciente entra em uma tela para escolha da data e horário da teleconsulta, dentro da disponibilidade da rede SUS.
No dia e hora agendados, o usuário entrará novamente no sistema com seus dados cadastrais (CPF e data de nascimento) e terá acesso à consulta por vídeo.
De acordo com o diagnóstico levantado, ele poderá receber orientações de isolamento domiciliar e receita de medicamento que seguirá escaneada no e-mail de cadastro informado. Com a impressão da receita, o paciente poderá buscar o medicamento no Centro de Saúde de sua área de abrangência.
Os pacientes com suspeita de Covid-19 seguirão ainda em telemonitoramento, por telefone, pela equipe da unidade de atendimento que irá ligar a cada 48h, de acordo com a indicação médica, para avaliar a evolução dos sintomas relatados na teleconsulta.
O hospital de campanha previsto para ser feito no Mineirão não passará do papel. A unidade auxiliaria nos atendimentos de pacientes com a Covid-19.
De acordo com o prefeito Kalil, Marco Aurélio Barcelos, secretário de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais, foi quem impossibilitou.
“O governo não cedeu a esplanada, já tinha conversado com o governador, mas o Marco Aurélio Barcelos, garotinho, fez proposta imoral, politiqueira, pra ceder o espaço”, disse.
Apesar da negativa, Kalil não lamentou e afirmou que a rede pública está preparada para atender os pacientes de Covid-19.
“Quando nos foi negado o remanejamento nós fizemos acerto com a Santa Casa, Hospital São Francisco e Hospital São José. Tá superado, não quero briga. Isso não é hora de promover governador e governo, é hora de salvar vidas”, concluiu.
Com PBH
Mín. 17° Máx. 24°