O secretário municipal de Saúde de Belo Horizonte, Jackson Machado, disse, nesta terça-feira (14), que o isolamento social já preveniu duas mil infecções pela Covid-19 e 70 mortes somente na capital mineira. O titular da pasta reforçou que o momento é de manter o isolamento social, já que “o pior da epidemia está por vir”.
De acordo com o Boletim Epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Belo Horizonte tem 367 casos confirmados do novo coronavírus e 6 mortes. O número poderia ser maior, caso a capital mineira não tivesse adotado o isolamento, conforme explicou o secretário.
Jackson Machado ressaltou que BH tem 21 dos 109 leitos de CTI para tratamento do novo coronavírus ocupados e pediu para a população aumentar a lavagem das mãos, além de continuar em casa.
“Nossos números refletem a eficiência do isolamento, mas o pior da epidemia ainda está por vir. Então é importante a manutenção do isolamento, pois esta é a maior arma que a gente tem”, disse. Os números foram obtidos por meio de uma projeção matemática realizada pelo Comitê de Combate à Covid-19.
As atividades físicas realizadas ao ar livre foram outro tema abordado pelo secretário. Ele voltou a pedir para que as pessoas deixem de ir aos espaços públicos.
“A pessoa infectada pode transmitir [o vírus] a quem está 20 metros atrás dela por meio da respiração. Nós não somos contra a atividade física, mas esse dado mostra a importância do isolamento. Neste momento, é uma irresponsabilidade fazer atividade física onde tem várias pessoas circulando”, alertou.
Mín. 17° Máx. 24°