Começa nesta quinta-feira (16) a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe em todas as cidades de Minas Gerais. Agora, podem receber a vacina os profissionais das forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros e motoristas do transporte coletivo e aquelas pessoas que possuem doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. A imunização será prioritária a esse grupo até 8 de maio.
Antecipada em função da pandemia de coronavírus, a campanha de vacinação começou em 23 de março e se estendeu até essa quarta-feira (15), garantindo a imunização de 2,5 milhões de mineiros contemplados no primeiro grupo prioritário – pessoas acima de 60 anos e profissionais da saúde. Minas Gerais, ao longo de apenas quatro meses, registrou cinco mortes por gripe. Em todo o estado, são 67 casos confirmados de síndrome respiratória aguda grave por influenza – o vírus que causa a gripe –, segundo a Secretaria de Saúde.
Apesar de não ser eficaz na proteção contra a Covid-19, a vacina da gripe ajuda os profissionais da saúde a distinguir os pacientes com suspeita de contágio influenza daqueles que podem estar com coronavírus, uma vez que as infecções têm sintomas tão semelhantes. Aliás, como forma de manter o isolamento entre as pessoas mesmo durante a vacinação, a Secretaria orienta que os postos de saúde mantenham funcionamento estendido e disponibilizem locais específicos para vacinação de idosos, pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, que são mais sensíveis ao coronavírus.
A próxima e última etapa da vacinação começará apenas em 9 de maio, quando serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de seis anos, grávidas e mães até 45 dias após o parto, povos indígenas, pessoas com deficiência e professores de escolas públicas e privadas.
Veja o cronograma:
Mín. 17° Máx. 24°