O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta participou de uma live organizada pelo MBL (Movimento Brasil Livre), nesse domingo (16), e aproveitou a ocasião para falar sobre sua demissão. “Ele (Bolsonaro) não tirou o Luiz Henrique Mandetta, mas a ciência”, afirmou. O médico anunciou sua saída do governo no dia 16 de abril.
Mandetta acredita que Bolsonaro sentiu a necessidade de tornar sua opinião pública. “Ele começou a tomar uma série de atitudes públicas que se chocavam com a maneira com que o Ministério da Saúde estava sendo conduzido”, detalhou.
O ex-funcionário público explicou que a pasta defendia três pilares: a ciência, o SUS (Sistema Único de Saúde) e a vida. “Ficou impossível porque eu não podia sair das minhas prerrogativas, e ele não podia sair das dele”, completou.
O médico ainda avalia que houve uma quebra na transmissão. A ideia do ex-ministro era exatamente atrasar a disseminação do novo coronavírus para que o SUS conseguisse se preparar para receber os pacientes da Covid-19.
Contudo, ele prevê que, depois de Manaus e cidades do Nordeste, o Rio de Janeiro sofra bastante com a pandemia. Ainda segundo Mandetta, São Paulo é um Estado mais preparado para mitigar os efeitos do coronavírus.
Mín. 17° Máx. 24°