Quarta, 14 de Maio de 2025
17°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Saúde Dengue

Alerta: Sete Lagoas é o município com maior número preocupante de Dengue em Minas Gerais com 21 pacientes

A preocupação com a zika em grávidas é que, segundo o Instituto Fiocruz, o vírus é uma causa em potencial para o nascimento de crianças com microcefalia

28/04/2020 às 18h36
Por: Redação Fonte: O Tempo
Compartilhe:
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Os quatro primeiros meses do ano tiveram um elevado número de casos prováveis de dengue em Minas Gerais: são mais de 56 mil nesse período quando somados os suspeitos e aqueles que já foram confirmados. A quantidade, aliás, cresceu consideravelmente no curto período de quatro dias – na quinta-feira passada (23) eram quase 52 mil casos suspeitos, aproximadamente 4.000 a menos que nesta terça-feira (28). Cinco pessoas morreram em decorrência de complicações da dengue em cinco diferentes municípios do Estado. 

Vinte e seis outros óbitos são tratados como suspeitos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), que, segundo balanço publicado nesta terça-feira, também investiga uma morte que pode ter sido causada pela febre chikungunya em Campo Belo, cidade que fica na região Centro-Oeste. Outro dado contido no relatório mais atual é em relação ao número de casos prováveis de zika. Ao todo, há 317 casos prováveis da doença, sendo 34 deles em mulheres grávidas – a preocupação é que, segundo o Instituto Fiocruz, o zika vírus é uma causa em potencial para o nascimento de crianças com microcefalia.

Apesar de o número de casos prováveis de dengue em 2020 ser bem elevado, até o momento ele é significativamente menor que o registrado nos quatro primeiros meses do ano passado. Entre janeiro e abril de 2019, a Saúde foi notificada da existência de mais de 275 mil casos prováveis de dengue – sendo 145.072 apenas no mês de abril. Contudo, no mesmo período deste ano, foram registrados 56.031 – até esta terça-feira (28), apenas 211 no mês de abril.

A capital Belo Horizonte não tem óbitos confirmados por dengue em 2020. Há 14 casos com sinais de alarme na cidade, um caso de dengue grave e uma morte sendo investigada. Os municípios com os maiores números de casos mais preocupantes são, até o momento, Dionísio, no Vale do Aço, com 19 pacientes, e Sete Lagoas, na região Central, com 21. As cinco mortes registradas neste ano aconteceram em Alfenas, Medina, Guaxupé, Itinga e Carneirinho.

Febre Chikungunya e Zika

Até este mês de abril, Minas Gerais recebeu notificações sobre 944 casos prováveis da Febre Chikungunya. A incidência de casos é considerada muito alta nas cidades de Pirapetinga, na Zona da Mata, e Alpecarta, no Rio Doce. A Secretaria de Saúde investiga uma morte suspeita para a doença, que aconteceu em Campo Belo.

Quanto a Zika, até o momento são 317 casos prováveis, sendo 34 deles em mulheres grávidas. A incidência acumulada é alta apenas em Pamópolis, no Vale do Jequitinhonha.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 01h08 - Fonte: ClimaTempo
17°
Tempo nublado

Mín. 17° Máx. 24°

Qui 24°C 12°C
Sex 25°C 13°C
Sáb 25°C 13°C
Dom 25°C 12°C
Seg 25°C 14°C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio