Sexta, 10 de Outubro de 2025
21°

Parcialmente nublado

Sete Lagoas, MG

Saúde Saúde pública

Vacina contra covid da UFMG entra na fase final de estudos

SpiN-TEC se mostra segura e com menos efeitos colaterais que imunizante da Pfizer

09/10/2025 às 13h41 Atualizada em 09/10/2025 às 14h47
Por: Redação
Compartilhe:
Vacina contra covid da UFMG entra na fase final de estudos

O Brasil está mais perto de ter uma vacina contra a Covid-19 totalmente nacional. A SpiN-TEC, desenvolvida pelo Centro de Tecnologia de Vacinas (CT-Vacinas) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em parceria com a Fundação Ezequiel Dias (Funed), publicou o primeiro artigo científico sobre seus resultados de segurança, que apontam o imunizante como seguro e eficaz.

Com a conclusão das fases iniciais, a vacina agora avança para a fase final de estudos clínicos. A expectativa é que o imunizante possa estar disponível para a população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) até o início de 2027.

Inovação e perfil de segurança

De acordo com o pesquisador e coordenador do CT-Vacinas, Ricardo Gazzinelli, a SpiN-TEC demonstrou ter um perfil de segurança favorável. Nos testes conduzidos, o imunizante apresentou menos efeitos colaterais do que a vacina da norte-americana Pfizer.

A SpiN-TEC adota uma estratégia inovadora ao focar na imunidade celular. Essa abordagem prepara as células do sistema imunológico para atacar e destruir apenas as células infectadas pelo vírus. Essa metodologia mostrou-se mais eficaz contra as variantes da covid-19 em ensaios com animais e em dados preliminares em humanos.

Próxima etapa e marco nacional

As fases 1 e 2 do estudo clínico da SpiN-TEC contaram, respectivamente, com 36 e 320 voluntários. Agora, os pesquisadores aguardam a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para dar início à fase 3, que deve envolver cerca de 5,3 mil voluntários de todas as regiões do Brasil.

Gazzinelli destaca que o avanço da SpiN-TEC representa um marco para o Brasil, pois o país está demonstrando capacidade de desenvolver uma vacina totalmente no território nacional, desde a idealização na universidade até o ensaio clínico.

"O que nós não temos é exatamente essa transposição da universidade para o ensaio clínico. Os ensaios clínicos normalmente são com produtos vindo de fora. E esse foi um exemplo de uma vacina idealizada no Brasil e levada para os ensaios clínicos", explica o coordenador.

O CT-Vacinas da UFMG, que desenvolve a SpiN-TEC, também trabalha atualmente em pesquisas de vacinas contra outras doenças, como malária, leishmaniose, chagas e monkeypox.

*Com informações da Agência Brasil 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas - MG
Sobre o município Notícias de Sete Lagoas - MG
Sete Lagoas, MG Atualizado às 22h01 - Fonte: ClimaTempo
21°
Parcialmente nublado

Mín. 18° Máx. 25°

Sáb 29°C 18°C
Dom 30°C 18°C
Seg 31°C 18°C
Ter 20°C 18°C
Qua °C °C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio