
O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), apresentou a data para uma possível flexibilização do isolamento social na cidade. O anúncio foi realizado, nesta segunda-feira (4), após reunião com prefeitos da região metropolitana na sede da PBH.
O chefe do Executivo municipal disse que a flexibilização poderá ocorrer a partir de 25 de maio. A previsão foi estabelecida pelos médicos infectologistas que compõem o Comitê de Enfrentamento à Epidemia de Covid-19. Esta foi a primeira vez que uma data foi apresentada, mas Kalil fez uma ressalva.
“O grupo tem a perspectiva de flexibilização em 25 de maio, a depender do comportamento da população. O controle da pandemia é 20% do poder público, que se desgasta, apanha, toma buzinaço. Os outros 80% é da população, de quem pode ficar em casa, usa máscara e tem compaixão e solidariedade. É disso que o povo precisa: de gente não egoísta que olha pro próprio umbigo e que só sai à rua por que precisa”, disse.
Além da cooperação da população, Kalil citou que outros critérios serão levados em consideração para a retomada do comércio. “Vai depender da curva [de casos], da ocupação dos leitos. É complexo, mas é o que o grupo me autorizou a falar. Deus nos ajude e abençoe. Vamos continuar atentos e vamos sair da melhor maneira possível”, explicou o prefeito.
Os critérios usados em BH para a retomada do comércio vão seguir os modelos usados em diversas partes do mundo, como China e Europa.
De acordo com Kalil, entidades comerciais vão participar das reuniões sobre o assunto. Apesar disso, ele descartou o uso do plano “Minas Consciente – Retomando a economia do jeito certo”, disponibilizado pelo governador Romeu Zema (Novo).
“O plano do governo quem resolve são os prefeitos. Não precisamos de conselho, precisamos de dinheiro e liderança. A reabertura será gradual, técnica, com medicina, planejamento e economia. Do mesmo jeito que foi fechado será reaberto. O povo está muito amedrontado de ir pra rua. Não podemos jogar todo mundo na rua ao mesmo tempo”, explicou.

Acidente Criança sobrevive a acidente na BR-259 que matou o pai, mãe, avó e tia
Incêndio Nero Espeteria é atingido por incêndio em Sete Lagoas
Solidariedade Casa desaba e família fica desabrigada em Sete Lagoas: veja como ajudar
Serviço público Carnaval 2026 terá ponto facultativo na Prefeitura de Cordisburgo
Gastrônomia e folia Mapa Gastronômico da Folia apresenta a diversidade da culinária de BH durante o Carnaval
Trânsito CarnaChoeira 2026 altera trânsito e transporte intermunicipal no centro da cidade; veja informações completas no Instagram Mín. 17° Máx. 28°


