Quarta, 14 de Maio de 2025
18°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Saúde Coronavírus

Secretário Municipal de Saúde responde questionamento da Câmara e fala sobre ações no combate a Covid-19 em Sete Lagoas

“É a evolução da pandemia que deve ditar as nossas ações”, disse Dr. Flávio Pimenta

13/05/2020 às 17h27
Por: Redação
Compartilhe:
O secretário municipal de Saúde, Dr. Flavio Pimenta falou sobre o combate ao coronavírus em Sete Lagoas
O secretário municipal de Saúde, Dr. Flavio Pimenta falou sobre o combate ao coronavírus em Sete Lagoas

Uma “Reunião Especial” da Câmara Municipal, por videoconferência, na tarde desta quarta-feira (13), com o Secretário de Saúde de Sete Lagoas, Dr. Flavio Pimenta, abordou o combate ao coronavírus no município. 

O vereador Beto do Açougue parabenizou Dr. Flávio Pimenta pelo empenho na saúde e questionou que muitos estão sem máscara no comércio. Sugeriu a colocação de um carro na rua.

O secretário de Saúde explicou que o uso da máscara é uma determinação do decreto estadual. "Assim alinhados com o estado, estamos sob sua vigência e seguindo a sua orientação. Temos uma divulgação nesse sentido e a situação de maneira geral. Temos um serviço próprio na saúde, considerando suas limitações.", disse.

E continuou: "Sabemos que a população tem um grande entendimento, porque a mídia vem trabalhando a todo tempo a questão. É um trabalho que tem limitações porque o nosso quadro é restrito e o aporte é enorme. A proposta é que os estabelecimentos também trabalhem nesse sentido. Temos cerca de 10 mil empresas e colocamos claramente no decreto que o estabelecimento tem responsabilidade nesse sentido e cabe a ele colocar em prática essa necessidade. Temos uma regra para isso. Os estabelecimentos tem sido visitados: há a notificação até a suspensão do alvará."

O vereador pastor Alcides cumprimentou a todos e fez menção ao empenho do Gabinete de Gestão de Crise. Ele lembrou que Sete Lagoas tornou assunto nacional, inclusive sendo abordado na Jovem Pan. Ele enfatizou que estamos amarrados em função do protocolo da Funed. Alcides questionou sobre o hospital de campanha e sugeriu o aproveitamento de locais já existentes na cidade.

Flávio Pimenta disse que desde o primeiro momento do enfrentamento, houve uma dificuldade do entendimento da pandemia diante da quantidade de exames que haveria. "Por sorte, o quadro de nossa Secretaria alinhado ao Centro Universitário Unifemm favoreceu a montagem do nosso laboratório em tempo recorde. A capacitação técnica para executar o serviço ficou pronta e fomos homologar os resultados. A Funed fez a sabatina e manifestou a satisfação com a nossa montagem. A última etapa é a testagem do material, seguindo o trâmite do credenciado, sendo que de quinta-feira para sexta-feira deve sair o resultado. E nosso entendimento é que essa estrutura de laboratório permaneça, a fim de possibilitar diagnosticar outras patologias após a pandemia, assim como HIV, Dengue, Zika, Chikungunya, Leishmaniose e assim por diante.", explicou

Sobre o hospital de campanha, Dr. Flávio Pimenta salientou que já foi colocada uma meta e um plano de contingência. "Hoje estamos com uma taxa para Covid-19 ainda baixa. É a evolução da pandemia que deve ditar as nossas ações. Estamos alinhados com a Secretaria de Estado da Saúde. O pico ainda não chegou, o qual está previsto para 8 de junho, mas pode ser que mude. Estamos tentando conduzir isso da melhor maneira possível. Temos hoje a previsão 67 leitos de UTI e 130 leitos para atendimento clínico. O Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), o Hospital Municipal e a UPA estão dentro do plano de contingência. Até mesmo o Hospital da Unimed entrou nessa composição e incrementou a estrutura de leitos. Estamos também pensando em dimensionar a permanência de atendimento futuro, até mesmo em relação ao Hospital Regional.", destacou.

O secretário de Saúde também falou sobre o tratamento de infectados com o medicamento cloroquina. De acordo com ele, não há ainda definições a respeito, o que é ainda discutido por uma comissão científica, mas que a Secretaria Municipal de Saúde já conta com um arsenal do medicamento.

O vereador Dr. Euro, membro do Gabinete de Gestão de Crise, parabenizou o secretário Flávio Pimenta e o Comitê, que segundo ele está com um bom senso muito grande. Sobre as UTIs, Euro disse que foi liberado nos últimos 15 dias o comércio para avaliar a flexibilização.

Ele mencionou o ganho em termos de estrutura que o município ganhará após a pandemia. Segundo ele, o que o  Comité tem feito é não causar alarde na cidade e que a pandemia está controlada, mas sugere um maior norteamento de execução de exames.

Segundo Dr. Flávio Pimenta, as notificações são feitas. "Agora os exames que aguardam, há o seguimento de indicação de testagem. Cada tempo há um tempo específico de acordo com a evolução da doença. A quantidade de casos notificados é maior do que os testados.", lembrou. Também foi enfatizado que existe um hiato entre os casos suspeitos e os notificados e que a Funed tem agilizado os exames.

O vereador Fabrício Nascimento questionou qual será a projeção de exames por dia. Foi respondido que haverá capacidade para a realização de 200 exames por dia, só que existe um protocolo da Secretaria de Estado da Saúde que pede que sejam feitos menos exames por dia. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 22h08 - Fonte: ClimaTempo
18°
Tempo nublado

Mín. 14° Máx. 24°

Qui 26°C 14°C
Sex 26°C 13°C
Sáb 26°C 13°C
Dom 25°C 13°C
Seg °C °C
Anúncio
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio