Quarta, 27 de Maio de 2020
31 99616-7463
Cidades Cinema drive-in

Mundo pós-pandemia: BH terá cinema drive-in

Decreto proíbe modalidade atualmente

21/05/2020 14h47 Atualizada há 5 dias
Por: Redação Fonte: Bhaz
Atualmente, capital está sob decreto que proíbe eventos do tipo (Reprodução/Facebook/Autocine Brasil + Moisés Teodoro/BHAZ)
Atualmente, capital está sob decreto que proíbe eventos do tipo (Reprodução/Facebook/Autocine Brasil + Moisés Teodoro/BHAZ)

As medidas de isolamento social adotadas para frear o avanço do coronavírus no Brasil ainda nem foram suspensas totalmente, mas já tem gente fazendo muitos planos para o futuro – e revivendo sucessos do passado. É o caso do cinema drive-in que vai chegar em Belo Horizonte na primeira semana de julho. O cinema já tem datas confirmadas, mas pode enfrentar problemas na capital mineira, já que a cidade proibiu a realização de eventos no modelo drive-in (veja ao fim do texto).

O esquema de cinema ao ar livre, com cada um dentro do seu carro, fez sucesso na década de 1950 e voltou a ganhar adeptos em algumas cidades este ano, por ser uma prática que pode ser adotada respeitando o distanciamento social. Em BH, as sessões de cinema sobre rodas serão promovidas pelo Autocine Brasil e já têm datas marcadas para os meses de julho, agosto, setembro e outubro.

“É uma boa reconstrução nostálgica de como era o cinema quando a competição pela televisão começou”, convida o Autocine na página do evento no Facebook. A organização também já anunciou datas para passar pelas cidades de Nova Lima, Betim e Brumadinho.

Como funciona?

A ideia central é simples: cada um de dentro do seu carro assistindo a um filme em comum, exibido em um telão em um grande espaço de estacionamento. Uma sessão de cinema como qualquer outra, com a diferença de que as poltronas são dos carros.

Há também alguns outros detalhes diferentes. Um deles é que o som do filme é ouvido pelo rádio dos carros, de modo que cada espectador pode mudar o volume da forma que achar mais agradável.

Além disso, o Cine Drive-in vai oferecer alguns serviços para incrementar a experiência, como serviço de bordo, banheiros, limpadores de para-brisa e recarga de bateria. Também será possível fazer pedidos pelo celular para receber em seu carro na hora do filme.

Os filmes que estarão em cartaz e os valores ainda não foram divulgados. Outras informações sobre as datas, horários e curiosidades sobre a modalidade podem ser acessadas na página do evento no Facebook (aqui).

Impedimento

Apesar das datas já confirmadas para a realização em Belo Horizonte, o Cine Drive-in pode ter empecilhos na capital mineira. Isso porque o prefeito Alexandre Kalil (PSD) já havia publicado um decreto que suspende, por tempo indeterminado, todos os eventos no modelo drive-in.

O documento, publicado no início deste mês, proíbe a realização de festas, comemorações, exposições e outras atividades que reúnam pessoas dentro de carros estacionados em espaços públicos ou privados.

A decisão foi tomada após a Igreja Batista da Lagoinha Vila da Serra anunciar a realização de um “culto drive-in”, que pretendia aglomerar cerca de 150 carros na região Centro-Sul de BH. Caso o decreto seja revogado até julho, o Cine Drive-in não deve enfrentar maiores problemas.

A reportagem procurou os organizadores do evento para saber se há providências sendo tomadas caso o decreto continue valendo, mas, até o fechamento desta reportagem, não obteve resposta. Tão logo haja uma resposta, a matéria será atualizada.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.