Mais um laboratório credenciado pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) começou a realizar testes para o diagnostico da Covid-19, desta vez em Sete Lagoas. O espaço conta com a ajuda de 15 pesquisadores da UFMG.
A unidade iniciou as atividades nesta semana no Centro Universitário (Unifemm) e, em pleno funcionamento, tem capacidade para analisar até 200 amostras por dia. Além dos moradores da cidade, poderá receber exames de outros 34 municípios. Mais de cem profissionais já foram treinados para fazer as coletas e encaminhar ao local.
Atualmente, Sete Lagoas tem uma morte e 16 casos confirmados do novo coronavírus. Segundo o secretário municipal de Saúde, Flávio Pimenta, a unidade poderá desafogar laboratórios que fazem diagnósticos em Belo Horizonte. Ele reforçou que os testes estão entre as principais medidas a serem adotadas durante a pandemia. "Em qualquer estratégia de ação para o enfrentamento da doença, é preciso não só a capacidade de assistência médica, mas também a testagem para fazer a relação da incidência e avanço da doença".
O laboratório segue os protocolos de segurança exigidos pelo Ministério da Saúde. Lá, 20 profissionais, entre pesquisadores e administrativos, se revezam em dois turnos.
Mín. 14° Máx. 24°