Segunda, 01 de Junho de 2020
31 99616-7463
Saúde Coronavírus

Laboratório com pesquisadores da UFMG inicia testes para diagnóstico da Covid-19 em Sete Lagoas

A unidade iniciou as atividades nesta semana no Centro Universitário (Unifemm) e, em pleno funcionamento, tem capacidade para analisar até 200 amostras por dia

21/05/2020 16h13 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação Fonte: Hoje em Dia
Laboratório com pesquisadores da UFMG inicia testes para diagnóstico da Covid-19 em Sete Lagoas

Mais um laboratório credenciado pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) começou a realizar testes para o diagnostico da Covid-19, desta vez em Sete Lagoas. O espaço conta com a ajuda de 15 pesquisadores da UFMG.

A unidade iniciou as atividades nesta semana no Centro Universitário (Unifemm) e, em pleno funcionamento, tem capacidade para analisar até 200 amostras por dia. Além dos moradores da cidade, poderá receber exames de outros 34 municípios. Mais de cem profissionais já foram treinados para fazer as coletas e encaminhar ao local.

Atualmente, Sete Lagoas tem uma morte e 16 casos confirmados do novo coronavírus. Segundo o secretário municipal de Saúde, Flávio Pimenta, a unidade poderá desafogar laboratórios que fazem diagnósticos em Belo Horizonte. Ele reforçou que os testes estão entre as principais medidas a serem adotadas durante a pandemia. "Em qualquer estratégia de ação para o enfrentamento da doença, é preciso não só a capacidade de assistência médica, mas também a testagem para fazer a relação da incidência e avanço da doença".

O laboratório segue os protocolos de segurança exigidos pelo Ministério da Saúde. Lá, 20 profissionais, entre pesquisadores e administrativos, se revezam em dois turnos. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.