Sexta, 19 de Abril de 2024
26°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Cidades Pandemia

BH amplia a flexibilização e abre caminho para a retomada de 92% dos empregos

Confira a lista

05/06/2020 às 16h35
Por: Redação Fonte: Hoje em Dia / Estado de Minas
Compartilhe:
Ruas do Centro de Belo Horizonte ficaram mais movimentadas após início da reabertura do comércio (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Ruas do Centro de Belo Horizonte ficaram mais movimentadas após início da reabertura do comércio (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

A Prefeitura de Belo Horizonte decidiu ampliar a flexibilização gradual do comércio e autorizou que novos estabelecimentos reabram as portas a partir da próxima segunda-feira (8). O anúncio foi feito nesta sexta-feira (5) pelo Comitê de Combate à Covid-19. O prefeito Alexandre Kalil (PSD) não participou da entrevista coletiva.  

A segunda fase da flexibilização,  de acordo com o secretário Municipal de Saúde, Jackson Machado, vai permitir que 92% dos empregos da cidade fiquem ativos. Shoppings centers não entraram na nova onda em BH e continuam fechados. Em nível estadual, o governo permitiu a abertura parcial de lojas em shoppings conforme as ondas do Programa Minas Consciente. A adesão ao programa é facultativa.

Bares e restaurantes permanecem liberados a vender apenas por delivery. Academias, boates, teatros, lojas de roupas e escolas  seguem sem previsão de reabertura. 

Confira a lista das atividades que poderão reabrir:

11h às 19h

Artigos usados
Artigos esportivos, de camping e afins
Calçados
Artigos de viagem
Artigos de joalheria
Souvenirs, bijuterias e artesanatos
Plantas, flores e artigos para animais (exceto comércio de animais vivos)
Bebidas (sem consumo no local)
Instrumentos musicais e acessórios
Objetos de arte e decoração
Tabacaria, armamentos e lubrificantes

Comércio atacadista das cadeias acima (5h às 17h)

Economia 

“Mas é importante que as pessoas só saiam para o necessário, usem máscara e lavem as mãos com água e sabão ou álcool em gel”, frisou o secretário. 

Atualmente, a capital tem 58 mortos e 2.247 casos confirmados da Covid. Desde que o comércio não essencial foi reaberto, no último dia 25, a metrópole viu os registros do coronavírus dispararem. No período, os casos confirmados subiram 60% e as mortes 38%. 

Apesar da alta, a prefeitura garante que a flexibilização foi possível e que monitoramento dos índices da doença continua. “Se explodir o número de casos, pode ser que feche tudo na terça-feira e decrete lock down. Se eu pudesse abria tudo, mas isso não é possível neste momento”, completou.

O decreto com as novas regras vai ser publicado na edição de sábado (6) do Diário Oficial do Município  O texto também permitirá que as lojas que foram abertas na primeira fase da flexibilização ampliem o horário de funcionamento aos sábados, domingos e feriados. Nesses dias, os estabelecimentos poderão abrir às 9h, ou seja, duas horas mais cedo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 15h28 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 24°

Sáb 26°C 18°C
Dom 26°C 15°C
Seg 26°C 15°C
Ter 27°C 16°C
Qua 28°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes