Quinta, 18 de Abril de 2024
21°

Tempo nublado

Sete Lagoas, MG

Cidades Denúncia

Unidade de referência à Covid-19 em Ribeirão das Neves não tem respirador, denuncia servidora

Prefeitura disse que comprou 20 respiradores e aguarda sua chegada.

06/06/2020 às 10h02
Por: Redação Fonte: G1
Compartilhe:
Unidade de referência à Covid-19 em Ribeirão das Neves não tem respirador, denuncia servidora

"UPA não é hospital. Não sei como colocam UPA como referência para pandemia. Estou falando de um local que não tem mínimas condições para ser referência de coronavírus". O desabafo é de uma servidora da Unidade de Pronto Atendimento Justinópolis, que é referência do atendimento a pacientes com sintomas da Covid-19 em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

De acordo com boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (5) pela Secretaria de Estado de Saúde, Ribeirão das Neves tem 110 casos confirmados da doença e 2 mortes.

Segundo a mulher, que não quis se identificar, a UPA não tem respirador e, por causa da falta do equipamento, um paciente com dificuldade para respirar morreu nesta sexta-feira (5). A suspeita é que a morte tenha sido provocada pela Covid-19.

“Não consigo dormir pensando neste tipo de coisa. Servidores estão preocupados, está todo mundo desesperado.”

Ainda de acordo com a servidora, faltam equipamentos de proteção individual para todos os médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. “Um capote que deveria ser usado e descartado a cada atendimento, eles fazem os servidores usarem o dia inteiro”, relatou.

Apesar de a UPA ter uma entrada para pacientes com Covid-19 e outra para outros atendimentos, segundo a mulher, os dois tipos de pacientes circulam em um mesmo ambiente. E o mais grave: um mesmo médico atende aos dois grupos.

“Teve uma senhora que chegou com dificuldade de respirar. Ela tinha uns 90 anos. E tem direito de receber auxílio médico. Só que, até ele se paramentar para atender, demorou tanto que ela morreu. A filha da senhora ficou desesperada, falando que todo mundo ia morrer”, falou.

O medo de contrair a doença ronda quem trabalha na unidade. “Tem pessoas lá que estão desenvolvendo síndrome do pânico. Gente querendo largar, sair mesmo. Eu não vou sair. Eu tenho muito medo, porque tenho pais idosos, filhos. Eu não quero virar as costas para algo que me incomoda”, afirmou.

O que diz a prefeitura

A prefeitura de Ribeirão das Neves confirmou que a unidade é referência no município para atendimento de COVID, disse que não existe falta de EPIs e que "efetuou a compra de 20 respiradores e está aguardando a chegada dos mesmos".

Leia a resposta na íntegra:

"A Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves, através da Secretaria de Saúde e da Direção da UPA Justinópolis, na pessoa do médico dr. Marcos Tadeu Cândido Ribeiro, Referência Técnica da UPA Acrízio Menezes (Justinópolis) e Hospital de Campanha, informa que:

Em resposta aos questionamentos de EPIs, foi ajustado uma estrutura na UPA Justinópolis para receber pacientes com Covid-19 e a unidade é referência no município para atendimento de COVID, os profissionais lotados na unidade foram capacitados a usar o capote e, os mesmos serem trocados a cada atendimento,

a UPA Justinópolis foi dividida em 2 duas unidades, sendo uma para atendimento COVID e, outra não COVID, tendo sido adotado o mesmo procedimento para a equipe, dividida da mesma maneira, a Prefeitura Municipal efetuou a compra de 20 respirados e está aguardando a chegada dos mesmos,

não existe falta de EPIs e, essa reclamação, não foi levada à Direção da UPA Justinópolis, a paciente de 90 anos que seria transferida não veio a óbito conforme questionado e continua internada na unidade. A mesma ainda só não foi transferida por conta de instabilidade hemodinâmica. Já foram tentadas duas vezes a transferência".

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sete Lagoas, MG Atualizado às 18h49 - Fonte: ClimaTempo
21°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 27°

Sex 25°C 17°C
Sáb 25°C 16°C
Dom 26°C 15°C
Seg 26°C 16°C
Ter 27°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes