A queda na temperatura, aliada ao tempo seco e às ações de combate, reduziram os casos de dengue em Sete Lagoas nas últimas semanas, mas a situação ainda é de alerta.
O ranking atualizado pela Secretaria Municipal de Saúde mostra que, em mais de cem bairros, foram confirmados casos da doença que, até o momento, já contaminou 1.160 pessoas na cidade.
O trabalho de combate do mosquito transmissor continua e ainda é preciso a colaboração do cidadão, já que mais de 80% dos focos estão dentro de residências. “Apesar da diminuição dos casos de dengue por semana epidemiológica, o combate ao vetor continua. Estamos desenvolvendo as ações prevendo o período crítico que virá com a volta do período chuvoso”, explica o gerente do Centro de Controle das Arboviroses do Município, Adriano Souza.
O momento de atacar em diversas frentes é este, quando ocorrem baixas temperaturas diariamente. “É fundamental eliminar todos os criadouros de larvas do Aedes aegypti agora no inverno e, para isto, as atividades de controle e prevenção não podem parar. O trabalho é contínuo para mantermos o índice de infestação abaixo de 1%, como preconiza o Ministério da Saúde”, completa Adriano Souza.
NÚMEROS
Foram notificados, até o momento, 3.960 casos suspeitos de dengue este ano, sendo que 1.161 foram confirmados e 2.799 descartados. Dezenas de bairros apresentaram pacientes infectados pela doença (veja os 20 principais abaixo). Ainda foram notificados seis casos de chikungunya, sendo dois confirmados e quatro descartados. Em relação ao zika vírus, foram notificados 33 casos, sendo seis em gestantes e 27 na população em geral, todos descartados.
Desde o dia 3 de maio o número de casos confirmados está caindo gradativamente. O último registro, entre 14 e 20 de junho, foi de apenas sete confirmações. Porém, o balanço geral com 1.160 confirmados é preocupante e já posicionou o município como situação de epidemia. “Precisamos da contribuição de todos nesta guerra. A população deve ficar atenta a todo tipo de criadouro que possa acumular água e realizar uma vistoria pelo menos uma vez na semana”, ressalta Adriano Souza.
MAIS CASOS CONFIRMADOS
JK 50
Nossa Senhora das Graças 42
Boa Vista 40
Carmo I 36
Cidade de Deus 36
São Geraldo 36
Centro 35
CDI 34
Jardim Arizona 32
Montreal 29
Nova Cidade 25
Barreiro 24
Luxemburgo 23
Interlagos 23
Belo Vale 22
Iporanga 22
Progresso 20
São Francisco 20
Canaã 20
Esperança 18
Mín. 14° Máx. 24°