
O Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador) estuda a possibilidade de pagar mais duas parcelas de seguro-desemprego para quem for demitido sem justa causa durante o período de calamidade decorrente da pandemia do coronavírus. Se aprovada, a medida atenderá 6 milhões de pessoas e terá um impacto de R$ 16,1 bilhões nas contas públicas.
Atualmente, o trabalhador recebe entre três e cinco parcelas do seguro-desemprego, dependendo do tempo trabalhado e de quantas vezes já fez o pedido. Se a medida for aprovada pelo Codefat, quem for demitido sem justa causa terá de cinco a sete parcelas do benefício.
A medida deve ser votada na próxima reunião do conselho, prevista para 16 de julho. Se aprovada, trabalhadores dispensados entre 20 de março e 31 de dezembro de 2020 teriam direito à ampliação do benefício.
A proposta foi apresentada por meio dos conselheiros que representam os trabalhadores no Codefat. Segundo o conselheiro Sérgio Luiz Leite, a medida se ampara na emenda constitucional 106 de 2020, que criou o orçamento de guerra.
"O orçamento de guerra deixa claro que não precisam ser observados limites de criação e expansão de despesas, desde que a medida tenha os efeitos limitados ao período de calamidade", declarou Leite.

MELHORES PREÇOS Confira os 10 postos com os menores preços de gasolina e etanol em Sete Lagoas
IMPOSTO DE RENDA Imposto de Renda 2026: quase 136 mil declarações são enviadas à Receita na primeira hora do prazo
IPTU 2026 IPTU 2026 em Sete Lagoas terá desconto para pagamento à vista e opção de parcelamento
CONSEQUÊNCIAS Preço do petróleo supera US$ 115 após ataques a instalações de energia no Oriente Médio
FISCALIZAÇÃO Fiscalização em postos investiga aumento abusivo no diesel em Minas Gerais
GREVE NO RADAR Associação volta atrás e vai se reunir para decidir apoio à greve dos caminhoneiros
IMPORSTO DE RENDA Receita Federal anuncia regras do Imposto de Renda 2026; entrega começa em 23 de março
TRANSPORTE Passagem de ônibus entre Sete Lagoas e Prudente de Morais tem reajuste a partir desta segunda-feira
IPVA 2026 Segunda parcela do IPVA 2026 vence nesta sexta-feira para veículos com placas finais 9 e 0 Mín. 17° Máx. 28°


