
Leandro Santos Azevedo, de 19 anos de idade, morreu de covid-19, em Salvador Bahia (BA), no último dia 30. Porém, antes de falecer, o garoto fez uma denúncia: mandou uma mensagem de áudio para a família afirmando que a equipe médica planejava desligar seus aparelhos após entubá-lo.
A família do jovem, que ficou internado no Hospital de Campanha do Wet’n Wild, na capital baiana, contou que ele testou positivo para a doença causada pelo novo coronavírus um dia antes de morrer. E antes de ser entubado, mandou uma mensagem para a família bastante assustado afirmando que seria entubado e, após o procedimento, os médicos iriam desligar os aparelhos que o mantinham vivo.
“Eles vão me entubar todo aqui, véi. Vão desligar o aparelho. […] Venha aqui amanhã”, disse em áudio enviado para a namorada, Talyta Fernandes. Durante a troca de mensagens, a moça pergunta para Leandro como ele está. Como resposta, o jovem comenta sobre a entubação. Ela então pergunta: “Você está entubado?”. E ele responde, também por áudio, que não está entubado e pede para ela ir ao hospital no dia seguinte. Talyta então pergunta o que Leandro está sentindo, e ele responde que está “bem melhor”. Em seguida, ele afirma que será entubado e que o aparelho seria desligado por três dias.
De acordo com o G1, no entanto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informou que entubação ocorreu por causa de piora no quadro do paciente.
A SMS pontuou também que, devido a complicações do estado clínico do paciente, a equipe médica optou pela entubação. A nota afirmou também que uma equipe técnica da SMS, responsável pela fiscalização das metas qualitativas dos atendimentos ofertados à população pelas empresas terceirizadas, fará apuração dos fatos.
Talyta detalhou que o áudio foi mandando pelo namorado na noite de segunda-feira, 29. “Fui tentando deixar ele calmo. Fui dizendo que não ocorreria nada com ele. Ele começou a mandar fotos. Ele falou que iria dormir e continuei mandando mensagem para ele. A última mensagem que mandei, com uma corrente de oração, foi 1h da manhã”, afirmou. Leandro morreu na madrugada de terça-feira.
“Quando a médica chegou, ela falou que Leandro vomitou. Disse que a saturação dele baixou e que por isso fizeram a entubação, quando deu parada cardíaca e ele morreu”, completou.
Por fim, Talyta disse que tinha planos de morar com o namorado e lamentou: “Ele era uma pessoa muito incrível. Era um menino de coração muito bom. Muito querido, muito mesmo. Ele era um bom menino com a família. A gente tinha acabado de alugar uma casa. A gente iria morar junto. Infelizmente não aconteceu”.

SETE LAGOAS Prefeitura de Sete Lagoas publica relação preliminar de candidatos inscritos em processo seletivo de estágio
CLIMA Sete Lagoas registra sol, temperaturas amenas e possibilidade de pancadas de chuva nesta quarta-feira (25)
Cachoeira da Prata Prefeitura nega autorização e se posiciona sobre corrida com inscrições pagas em Cachoeira da Prata Mín. 17° Máx. 26°


