
Mano Menezes completa nesta terça-feira dois meses de trabalho desde que retornou ao Cruzeiro. Apresentado em 27 de julho na Toca da Raposa II, o treinador já chegou prevendo caminho complicado para tirar o clube da situação incômoda na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. A projeção foi confirmada com sessenta dias de trabalho e a volta ao Z4 depois da derrota por 2 a 1 para o Flamengo, no Espírito Santo, que passou a gerar incertezas sobre a permanência do clube na Série A. Por outro lado, a campanha invicta na Copa do Brasil, com triunfos convincentes principalmente sobre o Botafogo, trazem algum alento ao torcedor celeste.
Desde o início do trabalho, foram sessenta dias de instabilidade. Nos primeiros jogos, crescimento vertiginoso e sequência firme de vitórias contra adversários frágeis como Figueirense, Santa Cruz e América, além da goleada sobre o Botafogo na Copa do Brasil. A derrota contra o mesmo alvinegro carioca, desta vez pelo Brasileirão, marcou o início de uma derrocada. Um ponto em doze disputados contra Botafogo, São Paulo, Atlético e Flamengo.
“O Cruzeiro é uma equipe instável no Campeonato Brasileiro de 2016. Essa é a trajetória da temporada. Nós avançamos um pouco, conquistamos alguns resultados positivos, porém não resolvemos tudo que tínhamos de resolver. Temos que reconhecer também que do outro lado tinha o vice-líder do campeonato, que faz grande campanha”, disse. “Não fomos inferiores a eles, basta olharem o scout do jogo. Acontece que se o time não pontua, fica uma imagem ruim. Mas vamos retomar. Contra o Grêmio voltaremos a jogar pelo Brasileiro e a equipe pode confiar nisso”, complementou.
Diferentemente de Paulo Bento, Mano pôde contar com quase todo elenco desde o primeiro momento de trabalho. Além disso, encontrou Ramón Ábila já com alguma adaptação ao futebol brasileiro e Rafael Sobis em condições físicas melhores do que seu antecessor. Realizou mudanças pontuais no time titular, colocando Manoel e Ariel Cabral entre os 11 principais e viu o time crescer de produção com as mudanças realizadas.
Nos 13 jogos que disputou, por Série A e Copa do Brasil, Mano acumula seis vitórias, três empates e quatro derrotas – 21 pontos conquistados em 39 disputados e aproveitamento de 53,85%. Veja, nos números abaixo, a trajetória detalhada de Mano Menezes desde que retornou ao Cruzeiro, há exatos dois meses.
Todos os jogos desde que Mano retornou ao Cruzeiro
Santos 2 x 0 Cruzeiro
Cruzeiro 4 x 2 Internacional
Corinthians 1 x 1 Cruzeiro
Cruzeiro 2 x 2 Coritiba
Figueirense 1 x 2 Cruzeiro
Cruzeiro 2 x 0 Santa Cruz
Botafogo 2 x 5 Cruzeiro (Copa do Brasil)
América 0 x 2 Cruzeiro
Cruzeiro 0 x 2 Botafogo
São Paulo 1 x 0 Cruzeiro
Cruzeiro 1 x 1 Atlético
Cruzeiro 1 x 0 Botafogo (Copa do Brasil)
Flamengo 2 x 1 Cruzeiro
Geral
13 jogos: 6 vitórias, 3 empates e 4 derrotas
39 pontos disputados, 21 pontos conquistados
Aproveitamento é de 53,85%
Copa do Brasil
2 jogos: 2 vitórias
6 pontos disputados, 6 pontos conquistados
Aproveitamento de 100%
Campeonato Brasileiro
11 jogos: 4 vitórias, 3 empates e 4 derrotas
33 pontos disputados, 15 pontos conquistados
Aproveitamento de 45,45%
Futebol Curitiba goleia e se classifica para playoff da Copa Itatiaia
Futebol Curitiba de Sete Lagoas luta pela classificação na última rodada da Copa Itatiaia
Natal Almoço de Natal dos restaurantes populares servirá Tradicional refeições gratuitas Mín. 20° Máx. 36°

