
Se os índices de transmissão da Covid-19 se mantiverem, o Estado prevê uma passagem pelo pico da pandemia, previsto para esta quarta-feira (15), sem risco de desassistência médica em Minas. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) nesta terça (14).
"Pelo dimensionamento que nós fizemos até agora, é possível, sim, que a gente consiga passar por esse pico, se não houver mudança do cenário e uma mudança da taxa de transmissão nos próximos dias, de uma forma que ninguém fique sem assistência no Estado de Minas Gerais", declarou o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral.
De acordo com o gestor, a taxa de contágio (RT) está, em média, em 1,03 em Minas, o que significa que um paciente contaminado pela doença pode transmitir para pouco mais de uma pessoa.
Segundo o gestor, o valor é "severamente" melhor do que há um mês, mas precisaria estar abaixo de 1 para representar a diminuição dos casos.
"Isso para nós é muito importante porque sinaliza que, possivelmente, na semana que vem ou na outra semana, nós tenhamos uma desaceleração da transmissão e do número de casos e de pessoas que necessitam de internação", declarou.
Amaral relembrou, no entanto, que a taxa de 1,03 é a média estadual. Segundo ele, em algumas regiões o índice pode chegar a 1,2 e em outras já abaixou de 1.

Saúde pública Prefeitura Sete Lagoas vai zerar fila e garantir próteses dentárias para 3.300 pacientes
SUS Prefeito Douglas Melo confirma entrega do Hospital Regional de Sete Lagoas no final de maio
Excelência OdontoClinic completa 5 anos e se consolida como referência em odontologia em Sete Lagoas
Vacinação Prefeitura leva Castramóvel ao Jardim dos Pequis: serão 5 dias de atendimento gratuito
SUS Prefeitura de Inhaúma orienta sobre transcrição de exames e encaminhamentos na Atenção Primária à Saúde
Vacinação Prefeitura de Cachoeira da Prata reforça importância da vacinação antirrábica em cães e gatos Mín. 20° Máx. 28°


