
A Agência Nacional Sanitária (Anvisa) afirmou que no caso de das vacinas contra o coronavírus em teste no Brasil apresentarem resultados favoráveis, a regulamentação delas no país pode sair em até 30 dias. A informação foi divulgada pelo gerente de medicamentos da agência, Gustavo Mendes, em entrevista ao site Metrópoles.
Atualmente três pesquisas estão em teste no Brasil: o da Universidade de Oxford, em parceria com a farmacêutica AstraZeneca; a Coronavac, do laboratório chinês Sinovac Biotech, que inclusive conta com colaboração de pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais para a etapa de aplicação em voluntários e outros dois métodos desenvolvidos pelas empresas BioNtech e Pfizer.
Todas as três pesquisas são promissoras, mas precisam de passar por várias etapas de estudo que comprovem a eficácia contra o vírus antes da produção em larga escala. O Brasil foi o país escolhido para a continuação das pesquisas por em uma das últimas etapas, é preciso que a vacina seja aplicada em voluntários. Como o vírus continua em circulação no país, o ambiente se torna ideal para os testes.
De acordo com Gustavo Mendes, com os estudos finalizados e todas as etapas concluídas, a Anvisa tem condições de se manifestar sobre a regulamentação da imunização das vacinas em até 30 dias. O especialista também acredita que isso possa ocorrer ainda em 2020.
Normalmente, a agência teria um prazo de 90 dias para decidir sobre a regulamentação de vacinas.
SAÚDE SUS inicia projeto-piloto com canetas emagrecedoras para tratamento da obesidade
SETE LAGOAS Hospital Municipal de Sete Lagoas é habilitado para ampliar cirurgias eletivas pelo SUS
ANVISA Anvisa mantém restrição apenas para lotes específicos de produtos da Ypê; medida segue válida e decisão foi divulgada nesta segunda-feira (22)
BELO HORIZONTE Dia D: Mobilização em 155 pontos garante quase 8 mil doses de vacinas na capital
ANVISA Anvisa determina recolhimento de antibiótico após identificação de fragmento de vidro e suspende lote de clindamicina por irregularidades
SETE LAGOAS Vacina contra chikungunya começa a ser aplicada em Sete Lagoas nesta terça-feira
SETE LAGOAS Sete Lagoas receberá médicos pelo programa Mais Médicos Especialistas para reforçar atendimentos no SUS
SETE LAGOAS Sete Lagoas sanciona lei para ampliar acesso ao DIU hormonal para mulheres com endometriose
IMUNIZAÇÃO Ministério da Saúde suspende vacina da dengue do Butantan para investigar reações graves Mín. 14° Máx. 25°


