
A Vale comunicou nesta quarta (29) o aumento no nível de risco da barragem cinco, na mina da Mutuca, em Nova Lima, na região metropolitana de BH. A mudança no padrão de segurança da estrutura ocorre por conta da perda do DCE (Declaração de Condição de Estabilidade).
“A barragem 5 teve sua Declaração de Condição de Estabilidade emitida em 31 de março de 2020. Entretanto, a partir dos novos parâmetros observados, a DCE se tornará negativa”, disse a Vale em nota (veja na íntegra abaixo).
De acordo com a mineradora, a barragem passa agora para o nível 1 do protocolo de emergência (confira o significado abaixo). A Vale disse que o protocolo ainda não prevê a evacuação da população que vive abaixo da estrutura.
“Tal protocolo é uma medida preventiva e consequência da mudança de critério técnico, com nova interpretação dos parâmetros de resistência realizado por etapa adicional de avaliação das estruturas da Vale no Brasil após a implementação, em janeiro deste ano, da função de Engenheiro de Registro”, acrescentou em nota.
Ainda segundo a Vale, a barragem de rejeitos foi construída com solo compactado, com um alteamento a jusante, considerado seguro, e não recebe mais rejeitos de mineração. A empresa disse que a mudança no protocolo “não impacta o plano de produção de 2020, conforme apresentado no Relatório Produção e Vendas do 2T20”.
Procurada, a Defesa Civil de Minas Gerais, disse que foi comunicada pela mineradora, mas que, como as ações do nível 1 são de responsabilidade da empresa, não há ação imediata do órgão.
I. Nível 1 – Quando detectada anomalia que resulte na pontuação máxima de 10 (dez) pontos em qualquer coluna do Quadro 3 – Matriz de Classificação Quanto à Categoria de Risco (1.2 – Estado de Conservação), do Anexo V, ou seja, quando iniciada uma ISE e para qualquer outra situação com potencial comprometimento de segurança da estrutura;
II. Nível 2 – Quando o resultado das ações adotadas na anomalia referida no inciso I for classificado como “não controlado”, de acordo com a definição do § 1º do art. 27 desta Portaria; ou
III. Nível 3 – A ruptura é iminente ou está ocorrendo.
“A Vale S.A. (“Vale”) informa que deu início hoje, de forma preventiva, ao protocolo de emergência em Nível 1 da barragem 5, da Mina da Mutuca, Nova Lima (Minas Gerais), protocolo este que não requer a evacuação da população a jusante da barragem. Essa barragem de rejeitos foi construída com solo compactado, com um alteamento para jusante e não recebe mais rejeitos de mineração.
Tal protocolo é uma medida preventiva e consequência da mudança de critério técnico, com nova interpretação dos parâmetros de resistência realizado por etapa adicional de avaliação das estruturas da Vale no Brasil após a implementação em janeiro deste ano da função de Engenheiro de Registro (“EoR”).
A partir de inspeções mais recentes, não foram identificadas anomalias que possam comprometer a segurança da estrutura. A barragem 5 teve sua Declaração de Condição de Estabilidade (“DCE”) emitida em 31 de março de 2020. Entretanto, a partir dos novos parâmetros observados, a DCE se tornará negativa.
O acionamento do Nível 1 da barragem mencionada neste comunicado não impacta o plano de produção de 2020, conforme apresentado no Relatório Produção e Vendas no 2T20”.

Educação Unidades de educação infantil recebem plantios de mudas da Escola Verde
Mobilidade urbana Prefeito Douglas Melo esclarece intervenção em ciclovias
Saúde pública Levantamento de incidência do Aedes aegypti classifica BH como área de baixo risco
Transporte público PBH realiza operação especial de transporte para atender locais de provas do Enem
Acidente Boas notícias: jovem Mateus Fillipe reage muito bem e está em progressiva recuperação no Hospital Municipal de Sete Lagoas
Futsal Torneio de futsal reúne alunos da rede municipal em projeto de prevenção à violência Mín. 20° Máx. 28°


